O que é um modelo de previsão?

Já parou pra pensar no futuro? Aposto que a resposta é sim. E caso tenha uma empresa, quais perguntas será que faria a si mesmo? Como estarão as vendas nos próximos meses? Qual produto irá vender mais? Quanto estarei lucrando se tornar tal rumo? Essas são algumas perguntas que possivelmente faria a si mesmo, infelizmente não sabemos como será o dia de amanhã… Mas e se eu disser que temos como prever o que possivelmente aconteceria com base em dados passados? Ajudaria a tomar um rumo com menos medo?

Uma maneira de ajudar a tomar as melhores decisões é fazendo um MODELO DE PREVISÃO! Mas o que é esse modelo de previsão?

Como o próprio nome já diz, é um modelo que consegue prever. A maioria dos métodos de previsão estatística é baseada na utilização dos dados históricos a partir de uma série temporal.

Essa série temporal é uma descrição do passado,e é um procedimento lógico para realizar previsões com base nesses dados históricos. Em situações reais, geralmente não se tem conhecimento da forma exata do modelo que gera a série temporal, com isso, é necessário escolher um modelo aproximado.

Mas como assim? Se ainda não entendeu vou te dar um exemplo pra ficar mais claro:

Vamos supor que você venda algum produto e gostaria de saber como serão as vendas nos próximos meses, isso é muito importante pois precisa saber quanto deve ter no estoque, se estiver com pouco do produto pode deixar de lucrar, ou se tiver estoque de sobra pode gerar um certo prejuízo por não conseguir vender tudo. Fazendo um modelo de previsão baseado nos meses anteriores teríamos como prever aproximadamente o quanto irá vender, o que de fato ajudaria na hora de decidir o quanto comprar de determinado produto pro estoque. Usarei uma imagem para demonstrar como é feito.

Imagem retirada de https://www.nortegubisian.com.br/blog/previsao-de-demanda-e-gestao-de-estoques

Esse gráfico no fornece o número de unidades vendidas em meses, com base nas informações do 1º ao 24º mês, e ele prediz o número de vendas no próximo semestre.

Como podemos ver essas informações são de grande importância para as decisões a serem tomadas. Não corra o risco de tomar a decisão errada, faça bom estudo dos seus dados, esse é um dos trabalhos que fazemos. Não fique em dúvida sobre o que fazer no seu negócio, entre em contato conosco e garanta seu modelo de previsão o quanto antes. Chega de estresse com as decisões incertas do futuro do seu negócio!

Texto por: Rômulo Cabral

3 comentários em “O que é um modelo de previsão?”

Deixe um comentário

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

WhatsApp