30 Anos de Estat Júnior: Saiba mais sobre nossa história

Fundada em 1991, a Estat Júnior completa hoje (19/09) 30 anos de história. Muita coisa mudou desde seu começo, mas nossos valores e objetivos permanecem. Venha conosco conhecer mais sobre nossa jornada neste post!

Nossa posição no MEJ

Parte do Movimento Empresa Júnior, a Estat foi uma das primeiras empresas da FEJESP, e faz parte do Núcleo Campinas desde a criação do mesmo, em 2019. Composta por estudantes do curso de estatística da Unicamp, é uma empresa de consultoria que traz soluções estatísticas para diversos clientes, atuando com projetos de análise de dados, pesquisa de mercado, planejamento de experimentos, validação estatística, entre outros.

Uma breve linha do tempo

Início da Estat (1991-2007)

Inicialmente, assim como a maioria das empresas juniores no Brasil, a Estat ainda estava descobrindo seu potencial, e foi junto com as primeiras reformas do MEJ que ela começou a tomar a forma que tem hoje. Em 2007, começou o alinhamento do movimento, com mais regulações e um reconhecimento da confederação como instituição legítima, entre outras metas definidas no primeiro Planejamento Estratégico da rede(2004-2009), que teve o tema “O que é uma empresa júnior?”.

O Planejamento Estratégico da rede, ou PE da rede, é um conjunto de metas organizadas pela Brasil Júnior, instância que representa as empresas juniores brasileiras, cujo objetivo é alinhar os propósitos das empresas, compartilhar suas responsabilidades e integrar os resultados, servindo como um tipo de guia para cada Empresa Júnior. Confira aqui a edição de 2019-2021.

Estat em desenvolvimento (2008-2016)

Com um MEJ mais estruturado, a Estat Júnior ainda precisava lidar com obstáculos internos, mas o seu caminho estava muito mais claro. Durante este período a Estat passou por mais de 2 ciclos estratégicos da rede, sendo os temas “Somos uma rede?”(2010-2012), “Qual o Brasil que queremos?”(2013-2015), e “Qual impacto queremos causar no Brasil?”(2016-2018).

Durante esses ciclos, tanto a Estat quanto o MEJ visaram fortalecer suas marcas e se impor como organizações legítimas, capazes de oferecer serviços de qualidade para clientes e ajudar no desenvolvimento de estudantes. Em 2014 a Estat Júnior infelizmente perdeu a sua federação à FEJESP, devido às medidas de maior regulação implementadas.

Ainda sem seus próprios executores de projetos, foi com um grande esforço em conjunto que conseguimos realizar as mudanças necessárias para iniciar o processo de federação em 2016.

No mesmo ano, criamos nosso mascote, o Estatigrão, que nos acompanha até hoje, e começamos o processo para voltar à federação. Descrição: um tigre branco, preto, e azul abanando sua cauda.

Estat Atual (2017-2021)

Em 2017 a Estat Júnior voltou a ser fazer parte da FEJESP, marco muito importante, pois a federação inclui acesso a eventos e programas exclusivos à federação, facilitando o contato com outras EJs e ajudando no nosso crescimento. Além disso, para conseguir voltar à FEJESP, nossos projetos começaram a ser executados inteiramente por membros da Estat, todos estudantes, o que parecia algo inalcançável, e hoje é um aspecto natural da empresa.

Em 2018, fizemos uma grande mudança em nossa administração, mudando de um sistema de áreas, com pouca flexibilidade, para uma organização em células, na qual membros podem participar de várias partes da empresa, experiência valiosa para o mercado de trabalho. Até então, as empresas dentro do MEJ eram organizadas por núcleos de faculdade, e , em 2019, houve a criação do Núcleo Campinas, ou NuCa, do qual a Estat Júnior faz parte até hoje.

2019 também foi o primeiro ano do PE da rede atual, que vai até o fim de 2021. Uma das maiores mudanças que o novo PE trouxe foi a criação das metas de Conectadas e Impacto, incentivando a colaboração com outras empresas juniores e o contato com nossos clientes após o projeto, para garantir a qualidade do serviço.

2020 e 2021 foram anos atípicos para o mundo inteiro, e para a Estat não foi diferente. A nova realidade do ensino e trabalho à distância trouxe grandes dificuldades para o funcionamento da empresa, tanto no contato com clientes quanto na comunicação interna. Apesar disso, seguimos em frente. Com as adaptações necessárias, continuamos oferecendo nossos serviços e, mesmo ansiosos para voltar a nos encontrar pessoalmente, nos acostumamos ao modelo digital.

Futuro

Em dezembro chegaremos no fim do ciclo estratégico atual, começando uma nova etapa para a Estat e todo o MEJ. Não há como saber o que nos espera, mas continuaremos aqui, ajudando estudantes e clientes em suas vidas, seja cara-a-cara ou por uma chamada de vídeo, e continuaremos buscando a excelência. Obrigado por nos acompanhar nesta jornada!

Deixe um comentário

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

WhatsApp