O que você não sabia sobre inteligência artificial

Atualmente, uma das principais tecnologias desenvolvidas pelo ser humano é a inteligência artificial, que envolve artifícios como algoritmos e redes neurais, modelos computacionais capazes de reconhecer padrões, inspirados no sistema nervoso humano. Além disso, elas conseguem simular capacidades humanas ligadas à inteligência, como a tomada de decisão e o raciocínio.

 Essa tecnologia está sendo muito utilizada em empresas de diversos setores pelo benefício que traz consigo. Isso se dá porque, diferentemente da automação industrial, que faz trabalhos repetitivos e manuais, a inteligência artificial consegue realizar atividades que demandam análise, tomada de decisões e autonomia.

Assim, iremos falar de algumas aplicações e temas da Inteligência Artificial no mundo contemporâneo.

Pessoa em cima de palco iluminado

Descrição gerada automaticamente com confiança média

Inteligência artificial e a estatística

Quando falamos em inteligência artificial ou em machine learning, estamos falando de estatística, pois o aprendizado de máquinas só pode ser criado por conta da ampla variedade de técnicas estatísticas desenvolvidas nos últimos tempos, como regressão, redes neurais, análise de agrupamento, regras de associação, entre outros modelos.

Além disso, com o aumento da quantidade de dados e da capacidade de processamento, as abordagens estatísticas se tornaram fundamentais para essa área, podendo ser usadas, até mesmo, em diagnósticos médicos e em diversos setores empresariais. Assim, a estatística incorpora a computação, acelerando o processo de análise e entregando resultados mais rapidamente.

Uma imagem contendo laser, edifício, jogando, jovem

Descrição gerada automaticamente

Consumo e inteligência artificial

Grandes empresas como Magazine Luiza, Bradesco e Amazon criaram suas próprias inteligências artificiais (Lu, BIA e Alexa, respectivamente) para ajudar os clientes nas compras pelos sites. Assim, percebe-se que essa tecnologia já está entrando na rotina não só das empresas, mas também das pessoas. 

As vendas online estão cada vez mais em alta, com o faturamento crescendo em 47% durante o primeiro semestre de 2020. Assim, o consumo e a inteligência artificial estão interligados, pois ela diminui o esforço do consumidor no momento da compra, proporcionando uma resposta rápida e prática. Além disso, funciona 24 horas por dia, deixando o consumidor cada vez mais à vontade com esta tecnologia.

Mão segurando capa de disco de vinil

Descrição gerada automaticamente

Inteligência artificial e a medicina

Na medicina, a Inteligência Artificial está envolvida, principalmente, no tratamento de doenças. Um exemplo disso é o algoritmo Watson, desenvolvido pela IBM, que aproveita dados genéticos do paciente para sugerir melhores opções de tratamentos, conferindo os possíveis efeitos colaterais e o grau de risco.

Outra utilidade é alertar em tempo real sobre as mudanças no quadro clínico, melhorando a relação entre médico e paciente e oferecendo maior praticidade no acompanhamento. Muito utilizada, também, na associação de sintomas para obter um diagnóstico mais preciso, facilitando, assim, o acesso ao resultado e diminuindo o custo.

Pessoa segurando um objeto azul

Descrição gerada automaticamente com confiança baixa

Inteligência artificial em filmes

Muitos filmes trazem como foco a inteligência artificial. Entre eles, estão “O Exterminador do Futuro”, “Robocop”, “Her” e “Transcendence”. Um que traz uma ideia diferente é o “Ex-Machina: Instinto Artificial”, que irei contar um pouco (sem spoilers!!). O filme traz o conceito de “Teste de Turing”, em que se testa a capacidade de uma máquina demonstrar comportamentos parecidos com os de humanos, caracterizado por uma conversa entre um humano e uma máquina. Caso o humano não consiga distinguir claramente que o comportamento é o de uma máquina, pode-se dizer que ela passou no teste e, então, considera-se que a máquina possui pensamento próprio, independente da programação. 

  Dessa forma, no filme um empresário constrói uma Inteligência Artificial chamada Ava e convida um funcionário para conhecê-la. Assim, com o passar do tempo, Caleb vai se apaixonando por Ava e o sentimento parece recíproco. Então, o empresário surge com uma pergunta para o funcionário: “Ava está realmente apaixonada por você ou ela só quer fugir e está usando você para isso?”.

Uma imagem contendo pessoa, no interior, mulher, segurando

Descrição gerada automaticamente

Inteligência artificial em aplicativos

Na Netflix, Youtube e Tiktok, são recomendados vídeos e/ou filmes específicos para cada usuário, utilizando técnicas da inteligência artificial, pois existe uma ferramenta que analisa o comportamento e os interesses, gerando um padrão com os dados coletados. Algumas das métricas utilizadas para identificar seus gostos são as curtidas, o tempo passado em cada vídeo, e as hashtags vistas repetidamente. Por exemplo, na Netflix, a porcentagem de relevância que aparece em cima do filme ou série que você está procurando está relacionada a esse algoritmo. 

Outra aplicação ocorre no Google Maps e no Waze, que auxiliam as pessoas no dia a dia para a localização e o melhor caminho a ser seguido até o destino definido.

Conclusão:

Foi vista a importância da Inteligência Artificial e sua vasta área de atuação e aparição no mundo. Dessa forma, essa tecnologia necessita de uma ótima base de dados, sendo preciso ter uma boa coleta e um espaço para armazenar todas essas informações. Logo, é essencial a presença da estatística na coleta e análise dos dados presentes na inteligência artificial.

Texto por Rubens Cortelazzi Roncato

1 comentário em “O que você não sabia sobre inteligência artificial”

Deixe um comentário

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

WhatsApp