A palavra estatística deriva do neolatim statisticum collegium (“conselho de Estado”) e do italiano statista (“estadista” ou “político”). O termo Statistik foi introduzido pela primeira vez pelo alemão Gottfried Achenwall, para designar a análise de dados sobre o Estado, significando a “ciência do Estado”.
Assim, o sentido original da Statistik era fornecer dados a serem usados pelo governo e outras organizações. A coleta de dados sobre estados e localidades continua sendo feita, em sua maioria, por órgãos estatísticos nacionais e internacionais. Em particular, os censos fornecem informação regular sobre as populações.
A estatística nascia quando governos se interessaram em obter informações quantitativas e qualitativas sobre suas riquezas, populações e moradias. Muitos anos antes de Cristo, as pessoas começaram a se deparar com situações onde era necessário o uso de métodos matemáticos. As primeiras estatísticas disponíveis vêm de registros egípcios de presos de guerra na data de 5000 a.C. a 3000 a.C., além disso, há registros também sobre a falta de mão-de-obra relacionada à construção de pirâmides.
No Egito antigo, por exemplo, faraós já ordenaram registros estatísticos de suas colheitas. Há mais de 2.000 anos, a China já estava focando no crescimento populacional por meio de seu censo. O início do Renascimento europeu já no século XIV também forneceu uma nova direção para as estatísticas, especialmente necessárias para melhorar a gestão governamental.
Alguns acontecimentos marcantes na origem da Estatística como ciência:
– Em 620 surgiu em Constantinopla o Primeiro Bureau de Estatística.
– Em 1654, Blaise Pascal e Pierre de Fermat estabelecem os princípios do cálculo de probabilidades.
– Em 1708, o Primeiro Curso de Estatística foi criado na Universidade de IENA, na Alemanha.
No Brasil:
– No ano de 1872, houve o primeiro censo geral da população brasileira feito por José Maria da Silva Paranhos, conhecido como Visconde do Rio Branco (1819-1880)
– Em 1936 temos a criação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
– Só em 1972 que surge o Primeiro Computador Brasileiro, que ajudou a dar um grande salto na estatística.
Autora: Amanda Montezano
Texto baseado no artigo:
Bayer A., et al. A Estatística e a sua história. Disponível em: https://notasdeaula.files.wordpress.com/2009/08/estatistica-e-sua-historia.pdf. Acesso: 11 de outubro de 2022.
Outras referências consultadas:
https://www.vivendobauru.com.br/qual-e-a-origem-da-estatistica/
Créditos (imagem de capa): pixabay.com