Estat Júnior e MEJ, quem somos nós?

MEJ, Empresas Juniores, o que é tudo isso?

Se você clicou neste texto, é provável que já possua algum conhecimento sobre o movimento de empresas juniores, ou até mesmo conheça alguma EJ da sua faculdade. Porém, caso você esteja caindo aqui de paraquedas, não se preocupe: Aqui está uma apresentação do movimento que está impulsionando o Brasil e a experiência universitária de seus estudantes!

O que é uma empresa júnior? Empresas Juniores, ou EJs, são organizações sem fins lucrativos, formadas por estudantes de graduação, com o objetivo de simular uma empresa sênior, proporcionando uma prévia do mercado de trabalho a seus membros. A empresa é composta por participantes voluntários, portanto todo lucro vindo de projetos é reinvestido na experiência do membro, com capacitações, cursos externos, viagens para eventos, integrações internas, momentos de comemoração e muito mais!

O que é o movimento empresa júnior? O movimento empresa júnior, ou MEJ, engloba as EJs ao redor do mundo, assim como as entidades responsáveis por sua organização. Iniciado na França em 1967, o MEJ é hoje um impulso global para inserir o empreendedorismo nos cursos de graduação, aplicando a teoria aprendida em sala de aula no mercado.

No Brasil, além das próprias empresas, o MEJ é composto por núcleos regionais, como o Núcleo Campinas, federações estaduais, como a FEJESP, e a Brasil Júnior, entidade que coordena o movimento no país. Estas organizações servem para coordenar os esforços das EJs, estimulando a comunicação e colaboração, melhorando a eficiência das mesmas e a experiência de seus membros.

Agora que você sabe um pouco mais sobre EJs (ou teve sua memória refrescada), venha conhecer a Estat Júnior (e o que ela pode fazer por você)!

Estat Júnior

Fundada em 1991, a Estat Júnior conta com mais de 30 anos de atuação no mercado. Caso queira saber mais sobre nossa trajetória, este texto conta como chegamos até aqui!

 Atualmente com 25 membros, a Estat Júnior é formada exclusivamente por alunos da estatística, e portanto se especializa na área de consultoria estatística. Alunos de todos os semestres da graduação são bem vindos, e no momento mais de dois terços de nossos membros entraram na empresa ano passado! Nossa sede fica atrás do IMECC, no prédio da pós-graduação, onde nos reunimos para trabalhar em projetos, fazer reuniões, estudar ou só bater um papo entre aulas, do lado de outras entidades do instituto, como a AAARMM, a Liga CEM e a Delta Jr.

O que a Estat Júnior pode fazer por você? Além da aplicação da teoria aprendida em aula, a experiência na Estat Júnior pode acrescentar muito mais na sua graduação:

Um time unido: Um dos principais pontos levantados por membros quando contam sobre sua experiência com a Estat Júnior é o sentimento de família dentro da empresa. A Estat é uma ótima oportunidade para fazer amigos e conhecer novas pessoas da graduação!

Capacitações e prática: Na Estat Júnior, você aprende a mexer com diversas ferramentas, tanto para a execução de projetos quanto para a realização de tarefas internas. Um ótimo exemplo é a linguagem R, matéria do terceiro semestre, que na Estat Júnior nós já começamos a te ensinar desde o programa trainee! Outros exemplos são: Canva, Power BI, pacote google e wordpress. Além disso, eventualmente fechamos parcerias com plataformas de cursos, disponibilizando cursos profissionais (e com certificado!) para nossos membros!

Desenvolvimento pessoal: Além do desenvolvimento técnico, as chamadas hard skills, na Estat Júnior valorizamos o desenvolvimento pessoal em competências como liderança, comunicação, assertividade e trabalho em grupo, entre outras. O ambiente empresarial proporciona uma oportunidade inexistente na graduação, e nós incentivamos todos nossos membros a melhorar suas soft skills, seja aprendendo a se comunicar com um cliente, perdendo o medo de falar em público, aprendendo a liderar equipes ou melhorando sua gestão de tempo, entre muitos outros!

A Estat Júnior vai tomar muito tempo da minha graduação? É uma dúvida frequente, principalmente de alunos novos. Com uma empresa só de estudantes, entendemos o quanto a graduação demanda de nossos membros, e por isso adequamos nossas demandas em função da disponibilidade de nossos membros. Todos escolhem de quantas células querem participar, e é possível recusar projetos caso seja um momento ruim! Com isso, evitamos que a EJ se torne uma experiência maçante para nossos membros, e mantemos o clima saudável da empresa!

Esta foi uma breve apresentação do MEJ e das empresas juniores, especialmente nossa querida Estat Júnior! Caso tenha interesse em saber mais sobre nós, siga a gente no instagram, facebook e LinkedIn.

O nosso processo seletivo continua aberto até dia 19 de março! 

Inscreva-se aqui!

Autor:  Caio Theodoré

Deixe um comentário

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

WhatsApp