Em época de muito calor alguns negócios acabam ganhando destaque: sorveterias e estabelecimentos que vendem açaí estão sempre lotados. Entretanto, por mais que estejamos num país tropical, o frio chega e esses negócios sazonais acabam perdendo espaço.
Diante disso, dúvidas e indecisão começam a surgir: “Será que devo investir em um novo produto?”, “Será que é melhor poupar nos momentos de pico e continuar com o mesmo cardápio quando for fora de época?” ou “Será que eu devo fechar por alguns meses para diminuir o prejuízo?”.
Todas as dúvidas são válidas e merecem atenção. Ainda no exemplo de sorvetes e açaí, quando se vende um produto que deve se manter refrigerado por ser muito perecível, os custos de maquinário puxam para a ideia de fechar. Por outro lado, o receio de perder a freguesia e abrir espaço para a concorrência pode levar à decisão de sacrificar uma parcela dos lucros do verão. E ainda assim, surge a tentação em desbravar novos produtos com a intenção de trazer mais lucros e visibilidade para um negócio que era sazonal.
Em meio a tantas dúvidas, a resposta não parece, mas está do outro lado balcão: no seu cliente.
Para entender melhor isso, vamos falar separadamente de cada dúvida, em tópicos:
Continuar com o negócio sazonal aberto mesmo fora de época
Esta decisão pode ser muito boa e, da mesma forma, muito ruim. Vamos imaginar o seguinte cenário: você tem uma sorveteria cujos clientes moram próximos a ela e gostam muito do seu sorvete, a maioria é fiel e compra semanalmente, com uma caída no inverno. Se seu público gosta do seu produto, ofertá-lo no inverno não parece uma má ideia desde que você compense o clima com alguma promoção, como cartões de fidelização para gerar descontos.
Mas se seus clientes gostam razoavelmente do seu produto de maneira a não ficarem presos a ele, vendê-lo fora de época não parece uma boa escolha, mesmo com o uso de estratégias de promoções.
Fechar o negócio sazonal
Assim como no último exemplo, quando a qualidade é boa mas não é tão incrível ao ponto de manter os clientes, essa ideia não parece tão ruim. Mas mesmo assim, perder clientes para concorrentes é um risco que não se pode correr. Desta forma, o mais adequado é saber em quais pontos melhorar o produto, o ambiente ou atendimento ou até mesmo estudar a possibilidade de vender um outro produto.
Vender outro produto quando não está na época do seu carro chefe
Eu particularmente já vi vários estabelecimentos adotando essa prática: sorveterias que no inverno vendem hambúrgueres, pastéis, hot dogs, chocolate quente, caldos quentes, etc.
E se você está cogitando esta ideia, repito que: a resposta está no cliente.
Independentemente do produto que será vendido, você precisa de compradores e, não há ninguém melhor pra comprar de você do que aqueles que frequentam o seu estabelecimento.
Se os seus clientes gostam do ambiente da sua sorveteria ou da sua loja de açaí, se eles se sentem aconchegados e seu ponto tem uma boa visibilidade no bairro em que está, essa parece ser uma ótima ideia, só basta saber qual produto começar a vender.
Para isso, abuse de testes, amostras, degustações e pesquisas. Até por que se a resposta está no cliente, você deve saber como extraí-la.
Agora que você já sabe onde está a sua resposta para vender fora de época, nós elaboramos um artigo falando sobre pesquisa de satisfação e opinião e como as opiniões dos clientes podem fazer sua empresa vender mais.
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Texto por: Wesley Cabral