Legends Never R — Uma análise de LoL

Você conhece o jogo League of Legends? O LoL é um dos jogos eletrônicos de estratégia para computador mais famosos da atualidade. O jogo consiste de uma batalha entre 2 equipes (5 jogadores em cada) em uma mapa espelhado cujo objetivo principal é destruir a base inimiga antes que a sua seja destruída. Para alcançar esse objetivo, os jogadores utilizam-se de estratégias e combinações de personagens variadas (o LoL possui mais de 140 personagens disponíveis para jogar). A popularidade e competitividade do LoL fizeram com que o jogo se profissionalizasse ao longo dos anos e, atualmente, o game possui um mercado sólido de e-sports. Durante as partidas de LoL, é visível como as estatísticas atuam com grande importância. Após o término das partidas, o jogo disponibiliza tabelas e gráficos com informações que depois são usadas por técnicos e analistas para melhorar o desempenho dos jogadores profissionais.

Dado isso, resolvemos fazer um texto no nosso blog que analisasse algumas variáveis do jogo para celebrar a final do mundial nesse final de semana.

As perguntas de interesse para nossa análise serão as seguintes:

  • Identificar os fatores que mais influenciam em uma vitória no jogo;
  • Identificar os melhores e piores personagens do jogo para se vencer;
  • Identificar se o objetivo opcional (Arauto do Vale) do jogo está cumprindo com o seu propósito;
  • Analisar o tempo de jogo das partidas.

Banco de dados

O banco de dados utilizado nesse projeto se chama (LoL) League of Legends Ranked Games e está disponível aqui: https://www.kaggle.com/datasnaek/league-of-legends. Ele consiste de dados de 51490 partidas ranqueadas do servidor Europeu Ocidental referentes a Season 9.

Análise exploratória

O LoL possui objetivos principais e opcionais que podem ser realizados. O papel da empresa do jogo é tentar balancear ao máximo esses objetivos de forma que seja recompensador realizá-los, mas nem sempre isso é possível. O objetivo principal do jogo é destruir o Nexus inimigo, um cristal gigante que representa a força vital dos times. Essa análise visa explorar quais são os objetivos que mais interferem na destruição do Nexus, e consequentemente, na vitória da partida.

Porcentagem de vitória de times que realizam um primeiro objetivo

O inibidor e as torres são objetivos obrigatórios do jogo. Por isso, é impossível uma partida terminar, com exceção de rendições, sem que eles sejam destruídos. Os abates e o dragão são objetivos opcionais do jogo. Assim, a soma das porcentagens pode não resultar em 100% pois algumas das partidas terminaram em uma rendição ou simplesmente não houveram os objetivos opcionais

O gráfico acima mostra a porcentagem de vitória e derrota para diversos objetivos realizados pela primeira vez. É possível perceber que em 58,47% das partidas os times que conseguem o primeiro abate (First Blood) vencem o jogo em detrimento a 40,45%. Essa estatística parece uma diferença baixa, mas tratando-se de LoL essa porcentagem é uma porcentagem alta de vitória. Portanto, é mais provável que o time que dê o pontapé inicial nos abates ganhe o jogo.

Analisando agora a variável Primeira Torre, nota-se que a porcentagem de vitória para os times que derrubam a primeira torre é ainda maior que a de Primeiro Abate (69,15% comparado com 28,49% de derrota). Isso pode sugerir que a realização de uma Primeira Torre é mais valiosa e interessante para o jogo do que um Primeiro Abate. Um motivo para esse fato é que quando se destrói uma torre, garante-se uma vantagem global para todo seu time, enquanto o abate garante apenas uma vantagem individual para o abatedor. Além disso, o time que destrói torres agrega território, facilitando a movimentação.

Dos times que destruíram o primeiro inibidor, 80% deles ganharam o jogo e 7,81% perderam. O inibidor é uma estrutura do League que inibe a força das tropas do time inimigo. Uma vez que ele é destruído, essas tropas se fortalecem e ajudam o time a acabar com o jogo. Ele é localizado dentro da base dos times, perto do Nexus. Portanto, a porcentagem extremamente alta de vitória pode ser explicada por este fato. Conclui-se que dificilmente um time consegue virar o jogo depois de ter sua base invadida pela primeira vez.

Por fim, o último gráfico demonstra que 65,69% das partidas são vencidas pelos times que abatem o Primeiro Dragão e 30,73% perdem. Uma possível razão para isso é que os times que estão a frente no jogo tendem a controlar melhor o terreno do dragão e, portanto, os times que realizam o primeiro dragão vencem mais.

O time que abateu o Arauto do Vale derrubou a primeira torre?

O Arauto do vale é um objetivo opcional de realização única (até a data de publicação deste post) disponível temporariamente no começo do jogo. Sua função é, caso abatido, auxiliar a equipe que o abateu a destruir torres. Quando o Arauto atinge uma torre, ele perde muita vida, mas também danifica gravemente a torre, como se fosse um “kamikaze”. Portanto, ele funciona de maneira a ajudar um time a levarem a primeira torre. Para verificar se isso se confirma, realizou-se a figura a seguir.

Observando o gráfico, percebe-se que 72,1% dos times que abateram o arauto do vale derrubaram a primeira torre, contra 27,9% que não derrubaram. Esse dado comprova a funcionalidade do objetivo.

Análise da vitória dos personagens

Os personagens (champions) do League funcionam através de algoritmos matemáticos, cada um com o seu próprio algoritmo. Como o jogo se baseia em números, é usual acontecer de um personagem ser mais forte que o outro. Assim, analisou-se a porcentagem de vitória e derrota para os personagens do time 1 e do time 2.

Observação: Os times no League of Legends influenciam nas estratégias usadas no jogo. Apesar do mapa ser espelhado, o Time 1 (Azul) possui algumas diferenças de posição com o Time 2 (Vermelho) como pode ser visto na Figura 5 e portanto os resultados são analisados separadamente.

O gráfico de melhores e piores personagens revela que, tanto para o Time Azul quanto para o Time Vermelho, a personagem Janna é uma das mais vitoriosas e portanto é extremamente forte. Além disso, nota-se que os campeões Ornn, Ryze e Azir aparecem com menores porcentagens de vitórias em ambos os times, podendo ser considerados mais fracos.

Análise do tempo da partida

A figura abaixo representa um gráfico de densidade que mostra o tempo de partida em segundos de todos os jogos coletados no banco de dados. A média de tempo das partidas é de 1832,363 segundos que equivalem a aproximadamente 30,53 minutos.

Através do gráfico, é possível visualizar 3 picos no tempo de partida. Um deles é a média de 1832,363 segundos. A sua esquerda, há um pico entre 900 e 1000 segundos que representa a rendição no jogo, que fica disponível a partir dos 15 minutos. Assim, muitas equipes acabam desistindo em um mesmo tempo de jogo, o que explica o pico. O último, por fim, localiza-se entre 180 e 300 segundos, que significa a rendição antecipada que ocorre nos 3 minutos iniciais de jogo. Essa rendição extra só acontece quando um jogador não consegue se conectar na partida.

Considerações Finais

Para finalizar a análise, pode-se dizer que a receita para o sucesso no League of Legends seria utilizar a personagem Janna e focalizar o jogo no Primeiro Abate ou na Primeira Torre. A derrubada do Primeiro Inibidor é muito importante, visto que significa uma vitória quase certa. O Arauto do Vale tem uma probabilidade alta de ajudar o time a derrubar a Primeira Torre, portanto é importante dobrar a atenção nele no começo do jogo.


Gostou da análise? Conheça a Estat Júnior: a empresa júnior de estatística da Unicamp. Temos diversos tipos de serviço, para empresas, pesquisadores, empreendedores e muito mais. Marque uma reunião conosco!

Texto por: Marcelo Lourenço e Gustavo Leiva

Deixe um comentário

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

WhatsApp