Conheça o campus Unicamp – Barão Geraldo

História da Unicamp

O texto a seguir é um resumo da história da Unicamp, presente no site da instituição: você pode acessá-lo na íntegra aqui.

A Unicamp foi fundada em 5 de outubro de 1966, a partir de uma comissão formada pelos professores Zeferino Vaz (presidente e 1º reitor da Unicamp), Paulo Gomes Romeo e Antonio Augusto de Almeida.  Os primeiros Institutos a terem o funcionamento liberado foram os de Matemática, Física, Química e Biologia, juntamente com as Faculdades de Enfermagem, Tecnologia de Alimentos, Ciências e Engenharias.

Em 1967, é constituído o Instituto de Química (IQ) e instalado o Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW), institutos que logo se destacaram como centros de excelência. No ano seguinte, foram criados o IMECC, o futuro IFCH (Instituto de Filosofia e Ciências Humanas)  e o Instituto de Economia (IE).

Na década de 1970, foi fundado o precursor do Instituto de Artes (IA) e foram inaugurados vários pavilhões, dentre os quais está o de Matemática; o Restaurante Universitário; a Faculdade de Educação (FE); o Centro de Tecnologia (CT); o Instituto de Estudos da Linguagem (IEL); o Ciclo Básico e o Hospital das Clínicas (HC). Em 1975, foi criado o atual logo da Unicamp, que simboliza o conhecimento em sua forma amorfa e ilimitada.

Em 1981, houve uma grave crise na Universidade, que culminou em uma intervenção por parte do Governo de São Paulo após a exoneração de vários funcionários. No restante da década, houve uma expansão considerável da Unicamp, com a criação de vários institutos e faculdades, novos prédios, pró-reitorias, diversas bibliotecas e do Hemocentro, que virou exemplo para o modelo aplicado no estado de São Paulo, além da  reformulação do vestibular e da instituição como um todo.

Nas duas décadas seguintes, a qualidade do ensino da Unicamp foi evoluindo, aumentando a taxa de professores com doutorado, o número de teses e dissertações defendidas e a criação de diversos programas dentro da universidade. A partir de 2010, o Programa de Formação Interdisciplinar Superior (ProFIS) se tornou um modo de acesso à universidade para alunos de escolas públicas de Campinas. Em 2013, foi instalado o Instituto Confúcio, que ensina mandarim e princípios da cultura chinesa.

Em 2014, a Unicamp ficou entre as 50 melhores universidades do mundo em três áreas do conhecimento (Agricultura e Ciências Florestais, História e Filosofia) de acordo com ranking da QS, além de ter iniciado o programa de ação afirmativa (PAAIS). Alguns trechos dessa seção foram retirados deste site, bem como todas as informações referentes à história da Unicamp.

Formato

O campus ocupa uma área de 350 hectares (3,5 km²) e é constituído por 10 institutos (como o Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica – IMECC) e 11 faculdades, totalizando 21 unidades de um total de 24, que formam a Unicamp. Seu design inclui três ruas principais circulares que o dividem em três setores, que chamaremos de interno, médio e externo. O campus ocupa uma área de 350 hectares (3,5 km²) e é constituído por 10 institutos (como o Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica – IMECC) e 11 faculdades, totalizando 21 unidades de um total de 24, que formam a Unicamp. Seu design inclui três ruas principais circulares que o dividem em três setores, que chamaremos de interno, médio e externo. 

Campus Barão Geraldo, visto à noite

No centro (setor interno), está localizada a Praça do Ciclo Básico, os Ciclos Básicos I (Popularmente chamado de CB) e II (também conhecido como Pavilhão Básico – PC), bem como a Diretoria Acadêmica -DAC e algumas faculdades. Já no setor médio, onde está situado o IMECC, há 7 institutos, além do Restaurante Universitário (o famoso RU ou Bandejão/Bandeco) e vários outros lugares para comer, como lanchonetes. Por fim, o setor externo possui algumas faculdades, a Rádio e TV Unicamp e a Vigilância do Campus, além de alguns pontos de alimentação. 

Além disso, externamente a esses setores (delimitados pela Avenida Albert Einstein) estão os demais institutos e faculdades, alguns pontos de alimentação e o Hospital das Clínicas. 

Se quiser conhecer melhor o campus e as estruturas presentes nele, clique aqui para ver um mapa interativo disponibilizado pela Unicamp, com tudo o que mencionamos e muito mais!

Principais bibliotecas

Para preencher ainda mais o ambiente universitário, além da Biblioteca Central, a Unicamp possui mais 27 bibliotecas no campus de Barão Geraldo, em diversos dos seus institutos. Vamos falar de algumas, mas você pode conferir todas elas clicando aqui.

A Biblioteca do IMECC (BIMECC) está localizada no subsolo do prédio principal do IMECC (Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica). Conta, além da área destinada ao acervo, com uma sala para atendimento aos usuários, espaço de referência com terminais de consulta, setores de processamento técnico, serviços de aquisição, e o ateliê de conservação. Há espaço para estudo, seja em grupo ou individual.

Biblioteca do IMECC (BIMECC) antes da pandemia de Covid-19

Seu acervo é composto por materiais focados em Matemática, Estatística e Computação, com mais de 60 mil obras. Mais informações estão disponíveis no site da BIMECC.

Restaurantes no campus de Barão Geraldo

Atualmente, há 3 Restaurantes no campus de Barão Geraldo, sendo eles:

  • RU: Restaurante Universitário;
  • RS: Restaurante Saturnino (Vegetariano);
  • RA: Restaurante Administrativo.

Os horários de funcionamento são:

  • Horário de funcionamento do RU – Café da manhã: das 07h00 às 08h00 / Almoço: das 10h30 às 14h00 / Jantar: das 17h30 às 19h00.
  • Horário de funcionamento do RA – Almoço: das 11h30 às 14h00 / Jantar: das 17h30 às 19h00.
  • Horário de funcionamento do RS – Almoço: das 11h00 às 14h00 / Jantar: das 17h30 às 19h00.

O valor do café da manhã, para estudantes, é 2 reais, enquanto que o almoço e o jantar são 3 reais. É necessário ter o Cartão Universitário para utilizar o Bandejão (RU). Os recém ingressantes, até possuírem o Cartão, podem utilizar um provisório, disponibilizado pela própria Unicamp.

O cardápio completo da semana é disponibilizado neste site.

Principais praças do campus

Saindo um pouco do quesito universitário, temos algumas praças espalhadas pelo campus. A mais conhecida é a Praça do Básico, que é, basicamente, o coração do campus. É uma praça central circular de grandes dimensões, em cujo entorno estão os edifícios dos institutos e faculdades.

Praça do Básico ou Praça do Ciclo Básico

Outro local muito conhecido e frequentado por estudantes, é a Praça da Paz. É um lugar calmo e bem arborizado, podendo ser utilizado para passear com o cachorro, exercícios físicos e reunir-se com os amigos.

Numeração dos cursos:

Uma curiosidade da Unicamp é relacionada aos cursos: você já parou para pensar quais são os 5 primeiros? Vamos te contar agora!

  • Curso 1: Matemática. O ingressante pode optar por esse curso após ingressar no curso 51 (o famoso Cursão). Após ingressar em matemática, consegue escolher entre Bacharelado em Matemática ou Ênfase em Física Matemática
  • Curso 2: Estatística. A imparcialidade deste blog nos permite dizer que é o melhor dentre todos os cursos disponíveis! A escolha é feita no momento de inscrição no vestibular (ou outra forma de ingresso) e a formação envolve dois semestres com ênfase em matemática, que envolvem cálculos 1 e 2, Álgebra Linear e Geometria Analítica (GA). A partir do segundo ano, a grande maioria das disciplinas é do Departamento de Estatística, além de que, ao cursar 9 créditos de um seleto grupo de eletivas (que envolvem machine learning e duas inferências) é possível obter um certificado em Ciência de Dados. Observação: outros 15 créditos necessários já estão presentes nas disciplinas obrigatórias.
  • Curso 3: esse curso não é ofertado atualmente.
  • Curso 4: Física. Assim como na Matemática, pode-se matricular nele após ingressar no curso 51. Há 4 opções de carreira: Bacharelado em Física,  Licenciatura em Física, Bacharelado em Física Médica e Bacharelado em Física com Ênfase em Física Biomédica.
  • Curso 5: Química. O ingressante se inscrever para o Curso 5 e, após o 3º semestre, deve escolher entre Bacharelado em Química, Licenciatura em Química ou Bacharelado em Química Tecnológica.
Siglas da Unicamp

Para facilitar, a Unicamp possui algumas siglas, sendo elas dos institutos, faculdades e locais da universidade. O mapa detalhado do campus e a lista completa de siglas se encontram neste link.

Gostou do nosso texto? Deixe seu comentário falando o que você achou e se você tem alguma dúvida! Além disso, queremos conhecer um pouco mais sobre você, leitor(a). Para isso, preparamos um formulário!

Texto por Lucas Perondi Kist e Rafael Maniezo P. Souza.

1 comentário em “Conheça o campus Unicamp – Barão Geraldo”

Deixe um comentário

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

WhatsApp