Quais são os gráficos ideais para representar os seus dados?

Gráficos estão presentes em inúmeras situações cotidianas e são de extrema importância, uma vez que facilitam a visualização de dados, tornando-os mais claros e informativos. Apesar de existirem diversos tipos de gráficos, nem todos eles são adequados para qualquer situação e, para que a interpretação de seus dados seja feita de forma correta, é preciso saber qual o tipo de representação é indicado para cada caso.

Assim, vamos falar sobre qual a melhor forma de representar dados em um gráfico, a fim de facilitar sua interpretação e evitar erros em sua análise.

Conhecendo os principais tipos de gráficos

Gráfico de linha
Exemplo de gráfico de linha

Os gráficos de linhas têm a função de revelar tendências e mudanças ao longo do tempo. Deve ser usado quando se deseja representar um conjunto de dados contínuos. Podem também ser traçadas várias linhas para mostrar a relação entre a evolução das variáveis no período representado.

Gráfico de coluna ou barra
Exemplo de gráfico de barras

Os gráficos de colunas e de barras são utilizados, principalmente, para comparar valores ou expor um desenvolvimento crescente ou decrescente. Eles apresentam colunas com tamanhos proporcionais aos valores que as representam.

As barras em um gráfico de colunas são verticais, enquanto as barras em um gráfico de barras são horizontais.

Gráfico de setores (pizza ou rosca)
Exemplo de gráfico de pizza

Os gráficos de setores têm a função de mostrar um número estático, o qual representa as parcelas de um todo. Eles devem representar seus valores em percentuais e a soma total de todas as categorias deve ser igual a 100%. Esses gráficos mostram quanto uma parte individual compõe o total. Pode ser usado, também, para informar e destacar uma proporção, além de comparar categorias.

Gráfico de dispersão
Exemplo de gráfico de dispersão

Os gráficos de dispersão, ou gráficos de Scatter, servem para expor a relação entre duas variáveis, ou revelar as tendências da distribuição. Devem ser usados quando se tem muitos pontos de dados diferentes e deseja-se realçar as semelhanças nos conjuntos de dados.

Frequentemente essa relação parte de uma variável independente e uma variável dependente da primeira. A variável independente é a causa, a razão e a variável dependente é o efeito, a consequência.

Gráfico de área
Exemplo de gráfico de área

Os gráficos de área, assim como os de linha, podem mostrar mudanças ao longo do tempo,  tendências gerais e continuidade em um conjunto de dados; entretanto, o espaço entre a linha e o eixo é preenchido, indicando volume. Os gráficos de área são ótimos para destacar oscilações de uma categoria, de acordo com variáveis como o tempo. Esse gráfico, assim como o gráfico de setores, representa os dados como partes de um todo.

Estabelecendo o objetivo

Antes de escolher um gráfico para representar seus dados, você deve se fazer algumas perguntas a fim de determinar qual o melhor caminho a ser seguido:

  • O que você quer que seu gráfico evidencie?
  • Quais as propriedades dos seus dados?
  • Qual o seu público alvo?

Lembre-se que muitas informações – ou muitas variáveis, itens ou categorias – podem poluir os gráficos, dificultando a leitura e compreensão da informação. Alguns gráficos são de mais fácil compreensão, assim, não precisam de muita explicação sobre o que estão informando; na dúvida, opte pela simplicidade e clareza.

A seguir, serão listadas diferentes funções de gráficos e quais os tipos mais adequados para atingir esses objetivos.

Comparar valores

Se seu interesse é confrontar valores ao longo do tempo ou entre várias categorias, prefira os gráficos de BarrasLinhas ou de Dispersão. Entre estes, deve-se avaliar o que se encaixa melhor à sua necessidade; caso você tenha muitos elementos, os gráficos de dispersão são os mais indicados.

Mostrar composições

Se você deseja mostrar os componentes de um todo, as melhores escolhas são os gráficos de setores, de área ou de barras empilhadas. Entretanto, deve-se levar em conta o número de categorias que você está usando em seu projeto na hora de escolher qual o gráfico mais adequado, sempre buscando deixar os dados o mais legíveis possível.

Analisar tendências

Caso você esteja interessado em acompanhar como os dados se comportam ao longo de um período de tempo, as escolhas ideais são os gráficos de linha, de área ou, em determinadas situações, de dispersão. Ao trabalhar com apenas uma categoria, os gráficos de linha são os mais indicados.

Visualizar a distribuição dos dados

Se seu interesse é mostrar como ocorre a distribuição de determinados dados o mais indicado é o gráfico de dispersão ou, até mesmo, os de linhas e de colunas. Neste caso, levar em conta o número de variáveis que você tem à disposição é de extrema importância.

Visualizar a correlação de diferentes dados

Já se você deseja mostrar a interdependência entre variáveis, a melhor escolha são os gráficos de dispersão e de linhas. Estes tipos de gráficos podem detectar se há alguma relação entre os dados e ainda, se essa correlação é positiva ou não.

Esse artigo foi cedido pela nossa parceira ICMC Júnior, empresa júnior de Ciências Matemáticas e de Computação da USP – Campus São Carlos. Confira o texto original aqui.

Gostou do artigo? Não se esqueça de visitar o blog deles, compartilhar com os amigos e segui-los nas redes sociais. Até a próxima!

Se você quiser solicitar uma análise de dados ou outro de serviços, entre em contato com a nossa equipe!

Deixe um comentário

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

WhatsApp