O que é um teste de hipóteses?

Hipótese (hipótese científica) é uma afirmativa que responde provisoriamente a uma pergunta. Hipóteses estatísticas são suposições feitas a partir da hipótese científica, considerando os parâmetros das populações de interesse. São elaboradas para que sejam testadas, por meio de testes de hipóteses.  Assim, o teste de hipóteses nada mais é do que um método estatístico pelo qual se aceita ou rejeita uma hipótese estatística. Sua importância está ligada ao fato de que ele nos auxilia na tomada de decisão a respeito das hipóteses formuladas. 

   O teste de hipóteses é usado para testar hipóteses. Através destes testes podemos analisar diferentes situações como: mudança de equipamento de produção (para relatar se esta mudança é uma melhoria); analisar o tempo gasto em manutenção, além de muitas outras. Existem vários tipos de testes de hipóteses, muitas vezes é necessário determinar qual é o melhor para sua situação de pesquisa. Dependendo da situação do estudo, um teste será preferível em relação ao outro.  No entanto, antes de conduzir um teste de hipótese, é fundamental  formular as  hipóteses corretamente, pois se as hipóteses estiverem erradas, não poderemos chegar a conclusões adequadas.  

  O primeiro passo em seu teste é definir as hipóteses de teste. Você estabelece duas hipóteses: a hipótese nula e a hipótese alternativa.

   A hipótese nula H₀ será representada como se o resultado do que se deseja testar fosse nulo, como por exemplo: não há diferença entre as duas médias; e outra hipótese, chamada de hipótese alternativa H₁ , será a hipótese contrária a H₀, como por exemplo: existe  diferença entre as duas médias. Para fazer o teste, assumimos que a hipótese nula está correta e é ela que é colocada em teste. Após o teste   temos duas opções: aceitar h0 ou rejeitar h0.

   Para realizar um teste de hipótese, temos que escolher o quanto de erro estamos dispostos a aceitar. Neste caso temos dois tipos de erros: erro tipo 1 ou erro tipo 2.

  •  O erro do tipo I é, de fato, um erro que ocorre quando a hipótese nula é verdadeira, mas é rejeitada.
  •  O erro do tipo II é exatamente o oposto do que ocorre no erro do tipo I. Esse tipo de erro ocorre quando a hipótese nula é falsa, mas não é rejeitada no teste.

O erro do tipo 1 também é chamado de nível de significância e é representado pela letra grega alfa.

Esses testes, geralmente não são  100 % precisos, pois são calculados considerando uma  probabilidade de erro.  Isso quer dizer que não temos como afirmar com toda a certeza sobre a veracidade da H₀ na população. Em grande parte das pesquisas científicas é necessário fazer um teste de hipóteses, e dependendo do seu caso um teste específico deve ser executado; se você pesquisador precisar fazer um desses testes, entre em contato conosco. 

Autora: Amanda Montezano de Almeida

1 comentário em “O que é um teste de hipóteses?”

  1. Ajudou-me a sair duma encruzilhada. Eu partindo da hipotese alternativa quando deveria partir da nula. É que no meu trabalho a Ho é que é verdadeira. Obrigado.

    Responder

Deixe um comentário

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

WhatsApp