Psicologia em foco

Nesse texto de hoje, iremos abordar um tema que para muitas pessoas a relação é inexistente ou quase nula. Dessa forma, espero que após a leitura deste artigo, você possa ampliar possibilidades e insights. Assim, o tema discutido será a psicologia no mundo empresarial e a relação entre a psicologia e a área da estatística. 

Psicologia no mundo empresarial

No mundo atual em que as empresas estão se expandindo, saber lidar com pessoas está se tornando uma atividade essencial para qualquer pessoa que esteja interessada em ingressar ou que já está no mercado de trabalho.

 A pressão psicológica neste ambiente pode existir pelo fato de ter outras pessoas almejando a vaga que ocupa (competitividade); ou pelas divergências de ideias, já que os indivíduos são diferentes; prazos curtos para realizar certas tarefas; pressão para o fechamento de contratos; ou ainda por conta de dificuldades fora do trabalho, na vida pessoal etc. Ou seja, os funcionários de uma empresa têm muitas obrigações e responsabilidades a serem cumpridas, gerando uma pressão psicológica muito grande. Além do fato de que no mercado de trabalho atual, com a discussão acerca do home office, pode colocar em perspectiva um isolamento e individualismo exacerbado do indivíduo, tendo em vista que o ser humano é um ser que tende a viver em grupo, discute-se também pelas conexões de imediatismo e conexões virtuais superficiais. 

Dessa forma, um termo muito atual que está sendo utilizado que reflete bem o que foi dito anteriormente é a síndrome de Burnout ou síndrome do Esgotamento Profissional. Esse assunto é muito importante e interessante para ler a respeito, porém irei resumir brevemente para termos um entendimento melhor e sabermos como agir com respeito a esta síndrome.

A síndrome de Burnout traduzindo do inglês, “burn” (quer dizer queima)  e “out” (exterior), é um termo para se referir a um esgotamento físico e mental devido ao excesso das situações descritas anteriormente. É comum em profissionais que têm  muitas responsabilidades e estão constantemente sob pressão. 

A Síndrome de Burnout apresenta como principais sintomas o nervosismo, sofrimentos psicológicos e problemas físicos, como dor de barriga, cansaço excessivo e tonturas.

Deste modo, ter apoio psicológico dentro da empresa é fundamental para evitar que os funcionários desenvolvam esta síndrome, que desde o início de 2022, foi classificada pela OMS, como uma doença do trabalho. E, como ocorre em muitas empresas, é de extrema importância ter uma parte da empresa voltada para o cuidado  dos funcionários, verificar se estão sobrecarregados e, sendo o caso,  dividir as demandas. Dessa forma, é importante ter uma parte da empresa voltada para a gestão de pessoas, que realiza acompanhamentos para verificar se os membros estão sobrecarregados com as questões tanto da empresa quanto da vida, além de oferecer ajuda sempre que necessário.

Assim, tanto as empresas quanto a população em geral deveriam acabar com o estigma (preconceito) contra os psicólogos, pois todos temos questões importantes para lidar e estes profissionais existem para nos ajudar a compreender e melhorar nossa qualidade de vida. 

Dessa maneira, como os funcionários das empresas são seres humanos e não máquinas, eles apresentam sentimentos e precisam de cuidados. O cuidado com a saúde mental trará benefícios não apenas ao indivíduo, mas também à empresa, que poderá evoluir melhor se seus funcionários estiverem bem.  

Relação entre Psicologia e Estatística

Na maior parte das universidades, no final da graduação de psicologia, é necessário realizar um trabalho de conclusão de curso (TCC). Frente aos mais diversos temas da psicologia, os alunos são desafiados a realizar experimentos para comprovar ou refutar uma hipótese apresentada originalmente.

Dessa forma, para realizar esses experimentos é necessário um estatístico para planejar o experimento e posteriormente testar os resultados e validar se houve ou não informações suficientes para suportar a hipótese do início do TCC. Porém, a estatística não auxilia apenas estudantes de psicologia que estão elaborando os relatórios para serem avaliados. A estatística pode ser utilizada também por profissionais do ramo que queiram verificar que um certo tratamento está progredindo e é ou não eficiente, coletando dados dos pacientes em seus consultórios ou hospitais, para posterior análise e tomada de decisão. Somente por meio dos estudos bem planejados e conduzidos, é que foi possível, por exemplo, reconhecer a síndrome de Burnout como uma doença e desenvolver tratamentos específicos, permitindo incorporar inclusive a discussão sobre tratamento e prevenção dentro das empresas e outros ambientes corporativos.

Conclusão

Dessa forma, o trabalho de psicólogos é muito importante para o desenvolvimento pessoal e da empresa, fazendo com que haja uma evolução e tente evitar casos de síndrome do Burnout. Além disso, o trabalho do estatístico pode ser de grande auxílio para que os psicólogos possam tomar suas decisões mais fortemente embasadas.

Autor: Rubens Cortelazzi Roncato

Referências:

1- https://universo.uniateneu.edu.br/2021/07/08/historia-da-psicologia-conheca-e-se-apaixone/

2- https://querobolsa.com.br/revista/7-fatos-sobre-a-carreira-de-psicologia

3-https://amenteemaravilhosa.com.br/papel-estatistica-na-psicologia/

4-https://www.psicologo.com.br/blog/o-que-e-a-sindrome-de-burnout/

5-https://www.telavita.com.br/blog/psicologia-do-trabalho-empresas/

Crédito das imagens: pixabay.com

Deixe um comentário

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

WhatsApp