O que é Pesquisa de Mercado? Como são feitas e quais são os tipos?

Quando vamos tomar alguma decisão importante, principalmente no mundo corporativo, existem milhares de ferramentas e metodologias estatísticas que podemos utilizar para descobrirmos qual o melhor caminho a seguir.

Porém, como já discutido em blogs anteriores, para cada tomada de decisão, existe uma incerteza associada a ela. Essa incerteza, ainda que natural, muitas vezes pode nos levar a tomar a decisão errada, ou a que não é a melhor naquele cenário, e por isso buscamos sempre reduzir a incerteza associada à uma escolha.

Para isso, a pesquisa de mercado se torna uma ferramenta indispensável para qualquer empresa que deseja compreender seus clientes e o ambiente empresarial que os rodeia, aumentando as chances de tomar decisões assertivas e gerar resultados formidáveis.

O que é Pesquisa de Mercado

A pesquisa de mercado é uma técnica utilizada para entender o meio na qual a empresa está inserida, visando coletar e analisar dados sobre o mercado, a concorrência e os clientes, a fim de identificar tendências e oportunidades para a empresa. 

Em outras palavras, a pesquisa de mercado busca coletar informações importantes para que a empresa tome as decisões mais corretas, reduzindo as incertezas associadas a elas.

Uma vez que, ao conhecer os clientes e suas necessidades, pode-se pensar em soluções que melhor atendam essas demandas.

As informações coletadas por essas pesquisas podem ser de diferentes tipos, como hábitos de consumo ou informações de comportamento. Esses dados podem ser adquiridos tanto de forma primária (dados originais e coletados primeiramente pelos pesquisadores) quanto secundária (dados coletados a partir de fontes já existentes).

Como é feito uma Pesquisa de Mercado

Em geral, as pesquisas de mercado são feitas através de questionários que podem ser respondidos por meio de entrevistas, ou via internet (como o Google forms, por exemplo).

Essas pesquisas seguem alguns passos básicos, listados a seguir:

  • Definir o objetivo da pesquisa: entender quais são as perguntas que querem ser respondidas;
  • Especificar o público alvo: é muito importante saber quais serão as pessoas ou empresas que terão que responder a pesquisa, pois pode causar algum viés que poderá afetar os resultados. Por exemplo, queremos saber alguma informação a respeito de mulheres, portanto não faz sentido aplicar o questionário a homens. 
  • Delimitar a amostra da pesquisa: com o exemplo anterior de saber informações a respeito das mulheres, mas se quisermos especificar, mulheres moradoras do estado de São Paulo, não fará sentido aplicar o questionário no Acre por exemplo.
  • Elaborar o questionário: com as questões de interesse em mente, desenvolver perguntas que sejam de interesse e consigam agregar no estudo como um todo. Além disso, tentar ao máximo fazer perguntas fechadas (que possuem um conjunto de respostas fechado, geralmente de sim ou não) ao invés de abertas (que abrem espaço para diversos tipos de respostas), para facilitar o desenvolvimento da análise de dados, como abordado no texto sobre elaboração de questionário.
  • Aplicar o questionário: encontrar lugares, de acordo com a amostra de interesse, para aplicação do questionário.
  • Analisar os dados: com o questionário coletado, teremos dados necessários para transformar dados em informação, com tabelas, gráficos e testes se necessário.

Em geral, esse é o roteiro básico quando tratamos da elaboração, aplicação e análise de uma pesquisa de mercado. Porém, é interessante notar que as informações obtidas desse tipo de pesquisa são um “retrato estático”, porque nos mostram como a sociedade se caracteriza naquele momento. 

Existem, porém, outros jeitos de obter informações úteis à empresa de forma contínua, através das interações dos usuários com a plataforma da empresa e pelo comportamento dos leads gerados. Um exemplo dessa estratégia é o Inbound Marketing.

No entanto, é importante termos em mente que nem sempre quantidade é igual a qualidade. Não é raro que tenhamos uma quantidade enorme de dados sobre determinado assunto, mas que os mesmos sejam vagos e nos tragam pouca ou nenhuma informação útil. 

Aliás, por vezes, ter volume muito grande de dados pode se tornar um empecilho para uma análise coerente e organizada, o que pode culminar em uma tomada de decisão precipitada.

Isso reforça a importância de se estruturar bem os quatro primeiros tópicos apresentados, para que o questionário a ser aplicado seja objetivo e a análise proveniente seja significativa.

Quais as vantagens de se realizar uma pesquisa de mercado

Agora que já sabemos o que é e como se faz uma pesquisa de mercado, a dúvida que surge é: qual a vantagem em se realizar uma pesquisa de mercado?

É fato que, a depender de como a pesquisa será realizada, os custos para tal podem ficar muito altos (ainda que existam soluções mais baratas e eficientes para contornar este problema), no entanto as vantagens de se executar pesquisas fazem com que esta ferramenta seja fundamental para o crescimento de uma empresa.

Conhecer o Mercado que o rodeia

As pesquisas são extremamente importantes para conhecer o mercado no qual a companhia está inserida. Mercado, este, que contempla tanto o público alvo, quanto as empresas concorrentes.

No primeiro caso, obter informações que caracterizam o público alvo de seu serviço permite traçar o perfil do cliente ideal para sua empresa. Isso facilita a criação de campanhas de marketing mais assertivas e voltadas diretamente para aqueles que consomem seu produto.

Em adição, é necessário conhecer os concorrentes e as ações que eles tomam. Os caminhos que eles seguem servem de aprendizado sobre o que fazer ou o que é melhor evitar.

Identificar novas Oportunidades

Possuir informações sobre o mercado é imprescindível na hora de identificar tendências e oportunidades a serem exploradas. Ter conhecimento sobre todos os elementos que compõem a estrutura do mercado faz com que seja possível se antecipar diante de novas demandas que surgem, possibilitando que a empresa se destaque diante das demais.

Quais são os tipos de Pesquisa de Mercado?

Como vimos anteriormente, as pesquisas de mercado possuem diversos objetivos e funções. Assim, existem diversos tipos de pesquisa que se enquadram melhor para cada tipo (ou estágio) de empresa. Confira, a seguir, os principais tipos de pesquisa.

Hábitos de Consumo

A pesquisa de hábitos de consumo é fundamental para compreender as tendências e necessidades dos clientes. Esse tipo de pesquisa permite que a empresa trace o perfil de seu público, tornando possível a criação de campanhas e estratégias que solucionem as maiores dores dos clientes. 

Através dela se pode, por exemplo, entender qual a rede social mais utilizada pelo público-alvo, a fim de focar recursos em marketings nos espaços mais assertivos.

É interessante frisar que, como os hábitos de uma população variam constantemente, esse tipo de pesquisa deve ser realizada com certa frequência. Assim, garantindo que a empresa tenha sempre uma visão recente e representativa de seus clientes.

Força da Marca

Essa pesquisa tem como foco entender como a empresa está inserida no mercado e qual a visão que o público tem sobre ela. Em geral, o interesse é medir a relevância da empresa diante dos concorrentes e público.

Esse tipo de pesquisa é importante porque, caso a marca não tenha uma boa aceitação do público, é possível analisar quais decisões tomar e quais caminhos seguir para melhorar essa imagem, através dos dados.

Satisfação dos Clientes 

A pesquisa de satisfação de clientes tem o objetivo de medir a aceitação dos clientes em relação à empresa. Essa aceitação é extremamente importante porque é ela quem dita quem tem maior relevância no mercado.

A coleta e análise de feedbacks deve ser algo frequente para o bom funcionamento de uma empresa, porque é através dela que se identificam pontos de melhorias e onde estão focadas as estratégias de fidelização do cliente. 

Satisfação dos Colaboradores

A pesquisa de satisfação dos colaboradores, é uma pesquisa interna que tem foco nos profissionais dentro da empresa. Essa pesquisa é importante para conhecer como estão os pensamentos dos trabalhadores quanto à companhia.

Se os profissionais estão felizes e satisfeitos em seus trabalhos, consequências positivas são observados principalmente no contato com o cliente. Além disso, é importante manter uma equipe bem alinhada e motivada, para que os resultados sejam de excelência.

Essa pesquisa, portanto, é imprescindível para garantir que os funcionários continuem felizes, ou realizar melhorias dentro da corporação para evitar que fiquem sobrecarregados.

Com isso, fica notável que as pesquisas de mercado são um instrumento fundamental para o bom funcionamento de uma empresa, seja para expandir seus negócios ou manter a qualidade do serviço prestado. 

Pensando nisso, a Estat Júnior oferece um serviço de pesquisa de mercado que contempla todos os passos listados neste blog. Para conferir, basta acessar o link acima!

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