Dia das Mães após a pandemia

No texto de hoje iremos tratar de uma data muito importante para as pessoas e para a economia, que no ano de 2023 será dia 14 de maio. O Dia das Mães foi criado em homenagem à vida de Ann Jarvis, que foi uma pessoa conhecida por realizar trabalho social com outras mães, principalmente na Guerra Civil Americana. Assim, com seu falecimento em maio de 1905, sua filha, Anna Jarvis, foi bastante afetada e dessa forma ela decidiu criar uma data comemorativa e um memorial para homenagear sua mãe, em maio de 1908 foi o primeiro Dia das Mães. 

Nos Estados Unidos, o congresso estabeleceu o segundo domingo de maio como a data da celebração, que começou a valer a partir de 1914. Com a popularização dessa data nos EUA fez com que a celebração fosse oficializada no Brasil em 5 de maio de 1932, quando o presidente Getúlio Vargas emitiu um decreto, em que o segundo domingo de maio fosse o momento para comemorar os “sentimentos e virtudes” do amor materno. Assim, uma conquista realizada por influência do movimento feminista brasileiro, sendo que outra conquista  de 1932 foi o sufrágio universal feminino. 

Em outros países como Dinamarca, Alemanha, Austrália, Malásia e Uruguai, seguem o mesmo padrão de realizar a festividade no segundo domingo de maio. Porém, outros países seguem diretrizes diferentes, como por exemplo a Argentina, que ocorre no terceiro domingo de outubro e já a Noruega, no segundo domingo de fevereiro.

Celebração do Dia das Mães

Na pandemia, houve o distanciamento social e assim muitas famílias deixaram de comemorar esta data e dessa forma o interesse por esta data em 2022 cresceu bastante. Segundo uma pesquisa da Behup para a Globo, 71% dos entrevistados afirmam que pretendiam celebrar a data em 2022, enquanto em 2021 o número era de 65% e em 2020 era de 60%.

Além disso, esta mesma pesquisa trouxe outras informações interessantes. No ano de 2022, 76% das pessoas pretendiam presentear as mães naquele ano, sendo superior aos 59% do ano de 2021. Assim, os presentes mais procurados em 2022 são roupas com 26%, perfumes 24%, flores 15% e chocolates com 15%, sendo que o período mais intenso para buscar os presentes foi 15 dias antes do Dia das Mães.

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Por outro lado, o que as mães mais desejam é com 25%, almoço ou jantar ou café da manhã, depois perfumes com 25%, chocolate com 24% e viagem com 23%. Assim, mostrando que roupas é o principal alvo dos filhos, porém os principais desejos das mães é comer em família. Além disso, os principais canais de pesquisa para compra são lojas físicas com 43%, sites das lojas com 32% e buscas em sites com 29% e os principais canais de compra são lojas físicas, lojas online e WhatsApp, com 72%, 39% e 8%, respectivamente. Dessa forma, mostrando como o e-commerce está sendo muito importante para o comércio nesta época do ano.

Para finalizar, o ticket médio de 2022 foi maior se comparado com 2020 e 2021, tendo um crescimento de 21% chegando a R$ 477, em média, nas compras de presentes. Sendo que os homens têm um ticket médio maior do que se comparado às mulheres no dia das mães e também os meninos normalmente presenteiam com eletrônicos, objetos relacionados a casa e construção, e bebidas. Enquanto isso, as mulheres são maioria na hora de comprar presentes relacionados a beleza, saúde, moda e acessórios.

Autor: Rubens Cortelazzi Roncato

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