Passos da Metodologia Científica

No texto: O método científico e as evidências foi falado sobre metodologia científica e como eram seus fundamentos e quais eram as suas bases. Assim, neste texto iremos falar sobre os passos deste tema tão importante.

Metodologia científica é o estudo dos métodos e instrumentos necessários para a elaboração de um trabalho científico. Além disso, orienta como uma pesquisa científica deve ser conduzida. Assim, um conhecimento apenas se torna de caráter científico após ter passado pelo método científico, sendo que ganha validade e a confiabilidade de uma pesquisa.

Assim, a ciência avança a partir de uma pergunta e assim elabora testes para verificar a pergunta. Dessa forma, é importante ressaltar que dados não tem poder para confirmar uma teoria, porém podem refutar uma teoria.

Para os dados citados anteriormente, é importante ressaltar que existem protocolos para a coleta de dados. Também, as teorias que são válidas atualmente, é importante saber que não é uma verdade absoluta, pois existem pessoas coletando dados para tentar refutar a teoria imposta. Nesta parte, iremos explicitar os passos da metodologia científica.

  • Observação: é o primeiro passo em que envolve a coleta de informações sobre o que deseja ser estudado, sendo que o pesquisador deve olhar o que deseja estudar e buscar mais informações com relação à situação desejada.
  • Formulação de hipóteses: é o segundo passo da metodologia científica, sendo que são construídas perguntas que podem ajudar a explicar o fenômeno ou que podem ser razões pelas quais ocorre certa situação que deseja ser estudada. Assim, após a elaboração de perguntas, são pensadas possíveis soluções ao que foi pensado e perguntado anteriormente, sendo que as hipóteses são consideradas válidas até que algum teste seja feito, para ser suficiente para não validar a hipótese.
  • Coleta de dados: sendo o terceiro passo, em que são realizados experimentos para testar as hipóteses, sendo que são verificadas as condições para que um determinado experimento possa ser reproduzido.
  • Análise dos dados: quarto passo em que é avaliado se as hipóteses feitas no início do método científico foram rejeitadas ou aceitas, sendo que para a hipóteses ser aceita como verdadeira, os resultados obtidos devem coincidir com o resultado esperado de acordo com a hipóteses propostas.
  • Conclusão: o quinto e último passo deve ser a conclusão, em que os resultados são juntados para se construir uma explicação que seja útil para contribuir como conhecimento científico.

Dessa forma, como mostrado no texto acima, é fundamental seguir os passos citados para dar credibilidade às produções científicas. Além disso, é de extrema importância a presença de um profissional capacitado formado na área de estatística para auxiliar em todos os passos da pesquisa científica.

Autor: Rubens Cortelazzi Roncato

Deixe um comentário

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

WhatsApp