Como utilizar Business Intelligence no dia a dia: Dashboards

O recurso de Business Intelligence (BI) é amplamente utilizado por grandes empresas hoje em dia, permitindo auxiliar na tomada de decisões estratégicas e operacionais por meio da análise de dados. Para saber mais sobre o que é Business Intelligence, confira este texto em nosso blog onde explicamos melhor sobre o assunto!

Uma das formas mais eficazes de visualizar e compreender esses dados é através dos dashboards, que oferecem uma visão consolidada e acessível das informações mais relevantes.

O que é um dashboard?

Um dashboard nada mais é do que um painel de informações, indicadores e métricas específicas que auxiliam o funcionamento de uma empresa. É uma ferramenta que apresenta os dados de uma forma mais visual e prática, facilitando o uso e aprendizado da informação. Por meio de gráficos, tabelas e outros elementos visuais, os dashboards oferecem uma visão instantânea e simplificada do desempenho e das tendências de negócios, permitindo uma tomada de decisão mais rápida e informada pelos gestores.

Qual a sua funcionalidade?

Em qualquer empreendimento, seja ele um microempreendedor individual (MEI), autônomo, ou uma grande empresa, ter acesso a informações relevantes é crucial. Nesse contexto, um dashboard pode se tornar uma ferramenta essencial.

Um modo prático de entender a utilidade dos dashboards é avaliar se eles são capazes de fornecer respostas para perguntas-chave sobre o negócio, como:

  • Quais são os principais motivos de reclamação dos clientes em relação aos nossos produtos ou serviços?
  • Qual é a taxa de conversão dos visitantes do nosso site em clientes pagantes?
  • Como está a satisfação dos nossos clientes?
  • Como os nossos clientes nos encontram?

Considere o exemplo de um vendedor autônomo que utiliza plataformas de vendas online. Através de um dashboard, ele pode acompanhar o desempenho de suas vendas, identificar os produtos mais procurados pelos clientes e até mesmo analisar o perfil demográfico de sua audiência. Isso permite ajustar suas estratégias de venda e maximizar seus resultados.

Para um pequeno restaurante, um dashboard que mostra o número de pedidos diários, o tempo médio de entrega e a taxa de satisfação dos clientes pode ser essencial. Com esses dados em mãos, o restaurante pode otimizar seus processos de atendimento, garantindo uma experiência mais satisfatória para seus clientes e aumentando sua reputação no mercado.

Em empresas maiores, a utilização de dashboards é ainda mais abrangente. Cada departamento pode ter seu próprio dashboard personalizado, fornecendo dados específicos para suas necessidades. Por exemplo, o departamento de vendas pode monitorar o desempenho de cada vendedor, enquanto o departamento financeiro pode acompanhar de perto os indicadores de receita e despesas.

Outro exemplo de dashboards é aquele direcionado ao setor de Recursos Humanos (RH). Esses dashboards proporcionam uma visão estratégica do time, permitindo acompanhar e otimizar indicadores de sucesso, alinhando-se aos objetivos da empresa.

Exemplo de Dashboard de RH operacional 

O objetivo deste dashboard é fornecer ao nosso cliente uma visão ampla do quadro de funcionários e auxiliar na administração mais eficiente das contratações e desligamentos de colaboradores, visando principalmente a diversidade de sua equipe.

Dessa forma, foi dividido em três partes. Primeiramente, uma visão geral; depois, um quadro específico da diversidade; e, por fim, a parte de desligamento da empresa. 

A primeira foca na visão sistêmica da empresa, fornecendo dados gerais como o total de contratações ao longo da história da empresa, número de desligamentos, funcionários ativos e taxa de turnover. Além disso, apresenta a divisão dos funcionários por área, separada por gênero, faixa etária predominante de contratação e movimentação dos funcionários ao longo do tempo. É possível filtrar os dados por área da empresa, estado da filial, cargo e situação do colaborador (ativo ou desligado).

Outro requisito importante do nosso cliente é entender a diversidade de seu time, sendo este o objetivo principal da segunda aba do dashboard. Ela mostra o quadro de funcionários de forma geral e filtrada por áreas, filiais e cargos, permitindo à empresa administrar o quadro de funcionários com o objetivo de promover cada vez mais a inclusão de grupos minoritários.

Por fim, a terceira aba é dedicada à análise das demissões, visando compreender as razões por trás delas e analisar o turnover de cada equipe, além dos motivos de desligamento. A partir dela,é possível analisar quais filiais e quais setores apresentaram problemas em sua contratação e os principais motivos por trás desses desligamentos.

Este é um dashboard simplificado da visão operacional de uma empresa. No entanto, para o setor de Recursos Humanos, existem diversos outros modelos de dashboards com diferentes tipos de foco, incluindo táticos e estratégicos. Alguns indicadores desses modelos que poderiam ser abordados são a taxa de retenção de talentos, custos relacionados ao turnover, satisfação dos colaboradores, clima organizacional, retorno sobre o investimento em capital humano e índice de engajamento da equipe, entre outros.

Interessado em colocar em prática este serviço em sua empresa? Confira nossos serviços de Business Intelligence clicando aqui

Outros Modelos de Dashboards

Como apresentado anteriormente, existem diversos modelos de dashboards para diferentes áreas. Conheça algumas categorias que podem abranger uma variedade de empresas:

Dashboard de Gerenciamento de Projetos

Este dashboard oferece uma visão abrangente do gerenciamento de projetos, incluindo o progresso de cada etapa, o cronograma, as atividades previstas, as interdependências e o percentual de conclusão. Ele também pode apresentar indicadores como o número de horas faturáveis por membro da equipe, o tempo médio para conclusão de tarefas específicas e o cumprimento de prazos.

 Com essas informações centralizadas e visualizadas de forma clara, os gerentes de projeto podem tomar decisões informadas, identificar possíveis problemas e garantir a entrega do projeto dentro do prazo e do orçamento estabelecidos.

Dashboard de Vendas

Este dashboard proporciona uma análise para monitorar e analisar o desempenho das vendas de uma empresa de forma rápida e eficiente. Ele pode reunir informações importantes, como o funil de vendas comparado com períodos anteriores, o total de dólares do pipeline de vendas, o tempo médio necessário para concluir uma venda, taxa de conversão de leads em clientes e o valor médio de venda por transação, em um único lugar. 

Com esses dados visualizados de forma clara e objetiva, os gestores podem identificar tendências de vendas, ajustar estratégias conforme necessário e maximizar o desempenho das equipes de vendas para alcançar as metas estabelecidas.

Dashboard Financeiro

Este dashboard oferece insights valiosos sobre a saúde financeira da empresa. Ele pode reunir informações cruciais, como resultados antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (EBITDA), fluxo de caixa operacional, margem de lucro líquida, liquidez corrente e índice de endividamento, em um único lugar. 

Com esses dados visualizados de forma clara e objetiva, os gestores podem tomar decisões informadas, identificar tendências financeiras e adotar medidas corretivas quando necessário, garantindo uma gestão financeira mais eficaz e sustentável para a empresa.

Dashboard de Marketing

Este dashboard acompanha e avalia o desempenho das estratégias de marketing de uma empresa. Ao consolidar dados relevantes em um único lugar, como número de leads gerados, taxas de conversão, retorno sobre investimento (ROI) e engajamento nas redes sociais, o dashboard permite uma análise rápida e visual do impacto das campanhas. 

Com essas informações em mãos, os profissionais de marketing podem tomar decisões embasadas, ajustar suas estratégias conforme necessário e otimizar o retorno de seus investimentos em marketing.

Conclusão

Uma maneira de ter os dados do seu empreendimento organizados e facilmente acessíveis é através da utilização de um dashboard. É uma ferramenta que pode ser útil em qualquer área e modelo empresarial, com ele, você terá uma visão clara e abrangente do desempenho da sua empresa, permitindo tomar decisões estratégicas baseadas no resumo das informações do seu negócio. 

Interessado em colocar em prática este serviço em sua empresa? Confira nossos serviços de Business Intelligence clicando aqui

Crédito da imagem de capa: freepik.com

Deixe um comentário

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

WhatsApp