Primeiros passos para a sua EJ analisar dados

Este texto foi pensado para EJs que querem começar a analisar dados, mas não sabem os primeiros passos, principalmente para as empresas que não possuem envolvimento direto com essa área.

Como iniciar uma análise de dados?

É muito comum que o primeiro passo esperado pela maioria das pessoas seja construir um gráfico a partir de uma tabela ou um banco de dados. Porém, a análise se inicia muito antes, e é isso que vamos te mostrar no decorrer deste texto.

Antes de começar, precisamos saber que uma análise de dados compõe informações de diversos contextos de um banco de dados, mas não é permitido generalizar os resultados para todos os assuntos que se relacionam com os dados coletados sem um estudo mais aprofundado. Assim, começamos associando as informações obtidas apenas com o banco de dados utilizado.

Para dar o primeiro passo, é necessário fazer algumas perguntas: “Por que eu quero fazer essa análise?’, “No final, o que eu quero que ela responda?” e “Quais aspectos interferem nessa resposta que eu quero?”. Com isso, você irá descobrir em qual contexto sua análise se encaixa e terá um resultado coerente com aquilo que você imagina, e não apenas um gráfico sem significado.

Após definir os pontos citados acima, você irá em busca de um banco de dados, ou seja, uma coleção organizada de informações, podendo ser uma tabela que sua empresa coleta, informações de clientes que chegam no time de vendas ou até mesmo um livro de assinaturas com os horários que seus colaboradores entram e saem, mudando de acordo com os objetivos que você escolheu anteriormente.

Com seus dados encontrados, você precisará colocar em uma plataforma virtual caso não estejam neste formato, que te ajudará futuramente na análise. Veja exemplos de quais plataformas você pode utilizar para o seu contexto em nosso blog

Em seguida, pode ser que as informações presentes nas plataformas de organização de dados, como por exemplo: o Microsoft Excel e o Google Planilhas, não estejam padronizadas. Dessa forma, ficar atento nisso te ajudará a ter resultados mais eficientes e organizados, garantindo melhor visualização daquilo que você precisa. Para saber como organizar seu banco de dados, clique aqui.

E, a partir disso, é possível iniciar uma análise descritiva, criar gráficos e tabelas que resumem as suas informações, pensando no melhor tipo de visualização para elas. Para saber mais sobre análise de dados, acompanhe o nosso blog. Se quiser mais informações sobre o que fazer antes de analisar seus dados, leia este texto!

Ficou com dúvida? Não se preocupe, nós estamos aqui para te ajudar! Entre em contato conosco pelas nossas redes sociais ou pelo Whatsapp. Estamos há mais de 30 anos, transformando dados em resultados.

Texto por Bianca Schorles

Deixe um comentário

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

WhatsApp