O que dizem os discursos presidenciais? Uma análise em 3 partes. (Parte 3)

Chegando ao fim da nossa série onde analisamos desde o nível de compreensão dos textos, como o sentimento transmitido, teremos agora a última etapa em que podemos compreender os tópicos dos discursos verificando apenas as repetições de conjunto de palavras.

Não só de compreensão e palavras positivas se fazem um discurso presidencial, e como o intuito do State of the Union Address é passar as condições e propostas para o país, é importante buscar os temas e palavras que sempre estão na boca do presidente.

Inicialmente pode parecer confuso pensar em conhecer os assuntos de um discurso ou texto sem nem ao menos olhar para ele, porém ao se contar o número de repetições de palavras, excluindo as chamadas stopwords, que são artigos definidos/indefinidos e palavras de conexão, que para uma leitura de texto são importantíssimas para compreende-lo, no caso de análises computacionais estas stopwords são irrelevantes e apenas atrapalham os resultados. Porém, após remove-los é possível fazer uma contagem de dupla de palavras conhecido como bigramas, de forma a encontrar temas. Também é possível contar palavras individualmente ou mesmo trio de palavras, mas ao se utilizar as duplas obtêm-se um resultado agradável.

Essas contagens permitem gerar nuvens de palavras, como aquela usada acima, em que temos a frequência de cada palavra sendo definida por seu tamanho. Dessa forma é possível ver que palavras como: “american people”,”fellow citizens”,”june 30″,etc. São alguns dos bigramas mais frequentes.

De fato, ao se visualizar os 10 bigramas mais frequentes ao longo dos anos, temos palavras voltadas a chamar a atenção da nação como o caso “fellow citizens” e “american people”.

Contudo, é possível encontrar alguns tópicos recorrentes, como os casos: “social security (Segurança)”, “health care (Saúde)”, “public debt (Dívida publica)”.

Sobre o que os últimos presidentes falavam?

Ao se comparar os discursos dos últimos 3 presidentes, é possível selecionar bigramas recorrentes, porém é claro, deve-se atentar ao fato de que o atual presidente possui um menor número de discursos realizados visto que encontra-se ainda na metade de seu primeiro mandato, diferente dos outros em que tiveram 2 mandatos completos.

Aqui é possível ver os 10 bigramas mais frequentes dos últimos presidentes, de modo que parecem coerentes com os momentos em que os mandatos ocorreram, como é o caso do presidente George Bush, em que após os atentados de 11 de setembro, a preocupação com o terrorismo era algo abordado constantemente no país, principalmente utilizado para justificar sua guerra ao terror.

Por outro lado, o presidente Barack Obama, possuiu um foco maior em problemas internos, como o caso da Saúde Pública, energia limpa e a classe média, além é claro de tocar em tópicos externos como Al-qaida e Mudança climática.

Ainda que o atual presidente Donald Trump tenha tido apenas 2 discursos, é visível sua preocupação com immigration system e ms 13, além é claro, de reforçar constante mente a ideia de Povo Americano. Tópicos esses que de fato foram trabalhados nesses últimos anos pelo presidente, criando políticas de imigração e reforçando seu nacionalismo.

Concluindo, vemos que uma simples análise textual permite extrair informações de forma visual e otimizada, auxiliando os estudos para aqueles da área facilitando o processo.

Espero que tenham gostado dessa série e análise, esperamos trazer novos modelos como esse no futuro.

Ficou interessado sobre como analisar melhor seus textos ou dados? Converse conosco que podemos adequar nossas análises para seus problemas.

*Obs: Todas as análises foram realizadas por nós utilizando o software RStudio, com base nos dados do American Presidency Project.

Texto por: Ricardo Estevez

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: