Por que Planejar um Experimento?

Texto por: Brenda Mathey & Akemi Higa

No mundo de hoje, temos muitos dados, e a necessidade de entendê-los vem crescendo cada vez mais. A forma com que coletamos, bem como quais dados são coletados possuem grande influência no que você quer entender, assim como a forma com que irá analisá-los, e para que eles cheguem nas respostas, todo o processo anterior deve estar muito bem estruturado, ou seja, a forma com que esses dados foram conseguidos precisam de muito cuidado para que isso não interfira negativamente no resultado.

Ao planejar um experimento você define desde o começo o que gostaria de analisar, e com isso define da melhor forma como irá organizar a coleta, qual o número necessário de respostas para que possa fazer análises e chegar a conclusões de forma correta.

Planejar o experimento faz com que os resultados sejam de fato condizentes com a realidade, isso porque a forma com que é feita a coleta dos dados podem levar a conclusões erradas sobre o que está sendo estudado. Além de definir como coletar, é importante também pensar no que coletar, pois serão essas as informações que serão utilizadas no futuro para fazer as análises.

Também, a importância do planejamento de experimento está em pensar qual a dúvida a ser respondida com as análises que serão feitas, pois ter definido quais informações queremos extrair influência diretamente na escolha das técnicas que serão utilizadas para as análises.

Um correto planejamento de experimento pode contribuir ao longo do processo

  • Maior eficácia, o experimento quando planejado previamente já pensando na análise estatística se torna mais objetivo;
  • Maior confiabilidade, dados corretamente estruturados levam a análises com maior validação;
  • Redução do tempo, por ter definido o que será estudado, o experimento coleta somente os dados necessários;
  • Redução de custos, pelo experimento estar bem estruturado, os custos são melhor definidos.

Já pensou sobre qual caminho quer seguir em sua pesquisa? Planeje! Não deixe que os imprevistos lhe atrapalhem.

Fale conosco que podemos ajuda-lo a obter os melhores resultados ao final de sua pesquisa, acompanhando e planejando desde o inicio.

1 comentário em “Por que Planejar um Experimento?”

Deixe um comentário

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

WhatsApp