Estatísticas no esporte

A estatística está presente em muitas partes de nossas vidas e em muitas áreas do conhecimento. Nesta publicação será abordado o tema de estatística no campo do esporte.

No esporte, a estatística está envolvida em diversas partes, podendo ajudar no scouting de jogadores (processo de observação e análise para saber o máximo de informações), estratégia de jogo, aprimoramento durante a corrida, entre outros. Dessa forma, falaremos um pouco sobre as diferentes formas que ela pode ser usada nesta área tão importante na vida de muitas pessoas.

Estatística no basquete

No basquete, após os jogos ou mesmo durante a partida, são informadas as estatísticas com a porcentagem dos arremessos convertidos, os números de rebotes, roubos de bola, lances livres e a quantidade de pontos. Com isso, o telespectador tem uma maior compreensão sobre o que está acontecendo e o time consegue perceber o que pode ser melhorado e treinado.

Além disso, outra função que ficou muito evidenciada nesta temporada (2020-2021) do basquete americano, chamada National Basketball Association (NBA), foi de ter uma estratégia de jogo baseada no ponto fraco do outro time. Ficou um pouco confuso, não? Então vou usar um exemplo para ficar um pouco mais claro.

O atual campeão da NBA, Milwaukee Bucks, tem um dos melhores jogadores que atuam em todo mundo e o melhor jogador da franquia, o grego Giannis Antetokounmpo. Ele é muito dominante no garrafão e seu jogo é muito físico, porém, em lances livres e arremessos de três pontos, ele não tem a mesma qualidade, como pode ser visto no percentual de lances livres dele, que foi de 68,5% na temporada regular e 58,7% de aproveitamento na pós-temporada. Esses dados estão muito distantes dos de outros jogadores, como Stephen Curry, que teve aproveitamento nesta temporada de 91,6% e 90,7% em toda a sua carreira. Assim, pode-se perceber que os lances livres não são uma das qualidades do grego e, sabendo disso, muitos times na pós-temporada utilizaram isso contra o Milwaukee Bucks. Dessa forma, faziam faltas nos finais dos jogos no grego, porque sabiam que ele não teria um grande aproveitamento e seria vantajoso para eles.

CURIOSIDADE 1: Você sabe qual time da NBA tem mais títulos e quantos?

RESPOSTA 1: Boston Celtics e Los Angeles Lakers, com 17 títulos cada equipe.

Estatística no futebol

No futebol, assim como no basquete, estatísticas como posse de bola, finalizações e número de faltas podem ser vistas no intervalo e no final do jogo, mostrando como o jogo está fluindo e se alguém está tendo vantagem com relação aos números.

Porém, atualmente, um dado muito importante utilizado pelos goleiros é sobre as cobranças de pênaltis. Eles, juntamente com os analistas, estudam os cobradores de pênalti, vendo em que lado os principais do time adversário chutam, ajudando-os nesse quesito. Também com relação aos pênaltis, mas com relação ao cobrador, os dados podem ajudar o técnico a escolher o batedor que apresenta maior eficiência nos treinamentos e jogos.

Além disso, outra função que auxilia no futebol é o scouting para a contratação de jogadores para o time. Assim, os analistas não estão considerando apenas os melhores lances das possíveis contratações, mas vendo também participações em gols, número de lesões e comportamento dentro e fora de campo, fazendo com que entendam muito mais o jogador antes de realizarem a negociação.

CURIOSIDADE 2: Você sabe qual foi o maior público em uma partida no futebol brasileiro? 

RESPOSTA 2: Brasil e Paraguai foram os responsáveis pelo maior público, 183.341 pagantes, em uma partida de futebol no Brasil. O jogo foi válido pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 1970 e realizado no Estádio do Maracanã, em 31 de agosto de 1969.

Estatística no tênis

No tênis, as estatísticas, como os números de aces, erros não forçados, bolas vencedoras e duplas faltas, podem ser vistas durante as partidas. Assim, esses números podem ajudar tanto os telespectadores, quanto o técnico e atleta após a partida, mostrando pontos que podem ser melhorados.

Dessa forma, os números revelam o quanto são importantes no tênis. Mas para quem se interessa pelo assunto, temos uma indicação de série chamada de “The playbook – estratégias para vencer”, em que, no episódio 4, o técnico de Serena Williams, Patrick Mouratoglou, conta como ele utiliza os dados para mudar a mentalidade da jogadora. Dessa forma, ele altera a visão de jogo da tenista e faz com que ela tenha uma mentalidade vencedora, levando à conquista de muitos campeonatos.

CURIOSIDADE 3: Você sabe quais são os tipos de piso utilizados nas quadras de tênis?

RESPOSTA 3: Os tipos de piso utilizados são: saibro (terra batida), rápido (sintético) ou grama.

Estatística em outros esportes

A estatística pode ser usada em diversos esportes até em alguns pouco comuns no Brasil. Dentre eles, está o Baseball, cuja aplicação é exemplificada no filme “O homem que mudou o jogo”, estrelado por Brad Pitt, em que o time  Oakland Athletics conseguiu melhorar muito o seu desempenho. Para isso, utilizou os dados de forma muito estratégica e certeira na contratação de jogadores pouco disputados por outras equipes, gastando pouco dinheiro nas transações. Apesar do time não ter ganhado o título naquele ano, este tipo de análise foi implementado em diversas equipes após aquela temporada.

Também o Poker utiliza a estatística de uma forma muito legal, calculando a probabilidade de vitória dos jogadores envolvidos na rodada dependo de suas cartas e daquelas viradas na mesa, facilitando a compreensão por parte dos telespectadores.

Conclusão

Assim, mostramos, a partir deste artigo, que as estatísticas no esporte vão muito além de futebol e números como pontuação, podendo ser utilizadas também para definição de estratégias de partida, facilitações para a vitória e contratação de jogadores, por exemplo.

Além disso, é importante lembrar que, assim como na estatística, no esporte há várias variáveis envolvidas. Como por exemplo, podemos citar o fato de o mundo estar em uma pandemia, pois atletas tiveram experiências diferentes e nem todos podem estar preparados psicologicamente, quanto estariam normalmente. Também, a presença do público é uma variável, porque cada um lida com a pressão de forma diferente e, assim, esse apoio do torcedor pode fazer com que o atleta renda mais do que o esperado. Até mesmo o tempo pode ser incluído, já que pode alterar o resultado no esporte, pelas condições adversas que podem influenciar no lugar em que é jogado.

Texto por Rubens Cortelazzi Roncato.

Fontes:

https://www.espn.com.br/nba/jogador/_/id/3032977/giannis-antetokounmpo

https://futebolemnumeros.com/

https://www.youtube.com/watch?v=uEDXMRYe0zo

https://www.youtube.com/watch?v=ihn8h6GbS6I

4 comentários em “Estatísticas no esporte”

Deixe um comentário

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

WhatsApp