Pesquisa de Mercado: o que é e qual a sua importância

Entenda o porquê fazer uma pesquisa de mercado e qual o impacto que ela poderá causar no seu negócio!

O empreendedorismo parece estar cada dia mais presente no cenário atual, o que gera espaço para a formação de diversas novas empresas nos mais variados ramos.  Porém, muitas empresas, sejam novas ou não, pequenas ou grandes, sentem dificuldade em lidar com as rápidas mudanças que ocorrem no mercado. Se sua empresa não está totalmente segura quanto seus clientes, funcionários, área de atuação, concorrência e ainda outros fatores, a Pesquisa de Mercado vai ajudá-la.

A Pesquisa de Mercado é importante para sanar diversas dúvidas da empresa e orientá-la quanto às decisões tomadas para obter melhores resultados. 

Realizar uma pesquisa, embora possa parecer simples, é um serviço que deve ser muito bem planejado e requer análises que vão além de tabelas e gráficos de pizza, e que dependem de metodologias estatísticas. Uma pesquisa de mercado eficiente conta com estatística desde a preparação de seus questionários até a etapa de conclusão. O desenvolvimento dos questionários, a princípio, não é algo complicado pois a maioria das pessoas já têm claro o que desejam perguntar, contudo, imaginar que qualquer formato é eficiente para alcançar os resultados desejados é um erro que não deve ocorrer. Executar essa etapa sem comprometimento com análises que irão ser feitas durante a formulação dos resultados não trará resultados confiantes. Além disso, muitas ferramentas estatísticas dependem do formato de questionário aplicado. Clique aqui e veja nosso post sobre etapas para uma Pesquisa de Mercado.

Outra vantagem de utilizar a estatística na pesquisa, é na hora do planejamento. Levar em conta aspectos como: a variabilidade de perfis na população, margem de erro, nível de confiança, taxa de preenchimento e outras variáveis reduz significativamente o número de pessoas a serem entrevistadas, além  de manter a representatividade dos dados, o que facilita a pesquisa e reduz seu custo, sem perder a devida confiança significativa.

A pesquisa pode ter algumas ramificações dependendo da sua intenção. O foco pode ser identificar as regiões de melhor atuação da empresa, na qual seriam analisados alguns fatores como: potenciais clientes na região e a disponibilidade da empresa em entregar o produto no local. 

Encontrar regiões ideais para investir no seu negócio é essencial para impulsionar as vendas.

A pesquisa pode ser em relação à opinião do público, em relação aos produtos da empresa ou à própria empresa, a fim de identificar possíveis clientes. É fundamental que a empresa tenha conhecimento sobre seus potenciais clientes, incluindo seus anseios e poder de compra. Sem isso, não terá direcionamento para saber a quem vender seus produtos e quanto cobrar.

Outro enfoque para a pesquisa é em relação à sua concorrência. Esse ramo da pesquisa é importante para que se tenha noção da posição da sua empresa no mercado, em relação à concorrência, podendo direcioná-la nas tomadas de decisões futuras.

Para empresas de maior porte, é, também, recomendável uma pesquisa interna de satisfação dos funcionários. O ambiente da empresa e o estado emocional e motivação dos funcionários interferem diretamente no rendimento, de modo que a realização de um feedback interno é de grande relevância.

Para saber os erros que não devem ser cometidos durante uma Pesquisa de Mercado, clique aqui!

E se tiver interessado em realizar uma pesquisa de mercado, entre em contato com a Estat Júnior!

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