Já viu a previsão hoje?

Como já visto em outros textos do nosso Blog, a Estatística está presente em muitos aspectos de nossas vidas e é muito importante tanto para grandes empresas e empresas juniores, quanto para o cotidiano das pessoas. Assim, quase todas as pessoas já olharam em aplicativos de clima para verificarem se iria chover na data de um  evento importante,  como um aniversário, convenção corporativa ou congresso. Mas, o que poucas pessoas sabem é que a estatística está ligada com a meteorologia, pois para saber se irá chover ou fazer sol, os meteorologistas precisam calcular a probabilidade desse evento acontecer, sendo crucial a utilização da estatística nesse cálculo. 

Dessa forma, é importante ressaltar que a meteorologia visa antecipar as movimentações atmosféricas, prevendo se vai ocorrer chuvas ou outras condições climáticas adversas.

Assim, neste artigo, nós iremos ver algumas aplicações da estatística e da meteorologia em algumas áreas.

Uma imagem contendo pipa, ao ar livre, voando, colorido

Descrição gerada automaticamente
Fonte: INMET – Instituto Nacional de Meteorologia. Disponível em <https://www.noticiasagricolas.com.br/noticias/clima/243107-tempo-mapa-do-noaa-confirma-mudanca-de-padrao-com-retorno-das-chuvas-ao-br-central-para-os-proximos.amp.html>. Acesso em: 2 de agosto de 2022.

Aplicação na Agrometeorologia

A Agrometeorologia é a utilização da meteorologia na agricultura, uma vez que as plantações sofrem influência do clima. Assim, a Agrometeorologia tem como objetivo aumentar a produtividade das plantações. Dessa forma, analisar bem o clima para prevenir que o campo não sofra de um período de seca ou de fortes chuvas faz com essa área seja de extrema importância e evite riscos. Também, ter uma boa base de dados, com o histórico da plantação, histórico de chuvas na região é de extrema importância para se ter qualidade na análise estatística da plantação.

Fonte: pixabay.com

Além disso, a estatística e a meteorologia são fundamentais para o teste da efetividade de produtos na agricultura. Por exemplo, uma empresa quer verificar se um produto faz com que a plantação seja mais resistente ao frio. Para isso, a empresa pode utilizar um teste de hipóteses, como o teste exato de Fisher (esse mesmo que citamos em um dos nossos artigos- “Conheça 5 profissionais que contribuíram fortemente para a Estatística“), em que a análise tabular pode ser observada  da seguinte maneira:

Tabela

Descrição gerada automaticamente
Fonte: Vieira, S. Teste exato de Fisher: distribuição hipergeométrica. Disponível em: <http://soniavieira.blogspot.com/2021/04/teste-exato-de-fisherdistribuicao.html>. Acesso em: 2 de agosto de 2022.

Em que:

“A” seria a parte da plantação com o produto; 

“B” a plantação controle sem o produto teste;  

“sucesso” seria as plantas testadas sobrevivem ao frio; e 

“fracasso” se as plantas testadas não sobreviverem. 

Dessa forma, com este teste torna-se possível verificar se as plantas foram realmente mais resistentes ao frio ou não com o uso de certo produto.

Aplicação na previsão do tempo

Na Estatística, é fundamental ter uma boa coleta de dados, serviço que a Estat Júnior faz com excelência, como pode ser visto em nosso site. Além disso, o banco de dados é outra parte fundamental para se ter uma análise de dados correta e sem viés. Dessa forma, a meteorologia utiliza desses princípios para fazer a previsão do tempo, pois está baseada na coleta de dados de hora em hora por meio de estações meteorológicas. Após essa coleta, com o auxílio de computadores, são feitas simulações através de modelos numéricos, para verificar como se comportará o clima em até 2 dias após a coleta dos dados.  É preciso também do auxílio de imagens de satélites para elaborar a previsão do tempo.

Mapa

Descrição gerada automaticamente
Fonte: “Previsão do tempo Brasil 25/09/2019 — Foto: Reprodução TV Globo”. Disponível em: <https://g1.globo.com/noticia/2019/09/25/previsao-do-tempo-para-quarta-feira-25092019-no-brasil.ghtml >. Acesso em: 2 agosto de 2022.

Aplicação na pesca

Outra aplicação da Estatística na Meteorologia  é em relação  à pesca, em que as alterações climáticas podem interferir na quantidade de peixes encontrados no mar. Assim, um dos fenômenos mais conhecidos pela alteração da temperatura da água é o fenômeno denominado El Niño, em que o oceano Pacífico Equatorial está mais quente e El Niña com as águas ficando mais frias do que a temperatura média. 

Sabe-se que alguns peixes como o salmão e a truta, sobrevivem melhor em água fria, cuja  faixa de temperatura ideal para crescimento é entre 9 – 18 C; porém outros preferem água quente, como o bagre e a tilápia. Dessa forma, a alteração climática e da temperatura da água faz com que alguns peixes migrem para temperaturas que eles preferem para terem desenvolvimento completo, fazendo com que lugares em que pescadores normalmente encontravam certos peixes, não encontrem mais devido às alterações climáticas. Assim, uma análise de dados sobre a quantidade de peixes pescados faz com que tenhamos  noção da influência desse evento climático na pesca.

O El Niño influencia na temperatura globalmente, inclusive, no Brasil: na Região Norte por exemplo, devido a redução das chuvas, ocorrem as estiagens, aumentando os problemas com as queimadas; já na região Centro-Oeste ocorre aumento das chuvas durante o verão e elevação das temperaturas na segunda metade do ano. Também, na região nordeste se tem secas severas, principalmente na região conhecida como “Polígono das Secas”; na Região Sudeste tem o aumento das temperaturas durante o inverno; e para finalizar na região Sul que tem manifestação de chuvas torrenciais, muito acima da média como consequência do El Niño.

Fonte: pixabay.com

Autor: Rubens Cortelazzi Roncato 

Referências utilizadas:

  1. Estatística é base para previsões meteorológicas. 2009. Disponível em:<https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/regiao/estatistica-e-base-para-previsoes-meteorologicas-1.622701 >. Acesso em: 2 agosto de 2022.
  1. Qual a relação entre as mudanças climáticas e as queimadas? Disponível em :<https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/qual-a-relacao-entre-as-mudancas-climaticas-e-as-queimadas/>. Acesso em: 2 agosto de 2022.
  1. Agrometeorologia: como sua lavoura pode se dar bem com o tempo? 2019. Disponível em:<https://blog.jacto.com.br/agrometeorologia/#:~:text=A%20agrometeorologia%20—%20ou%20meteorologia%20agr%C3%ADcola,a%20ter%20menor%20interferência%20ambiental>. Acesso em: 2 de agosto de 2022.

2 comentários em “Já viu a previsão hoje?”

Deixe um comentário

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

WhatsApp