Copa América Feminina e Eurocopa Feminina

A copa do mundo feminina de 2023 irá ocorrer a partir de 20 de julho, porém como é um evento muito importante muitas pessoas podem estar ansiosas. Assim, iremos falar sobre dois eventos do futebol feminino que ocorreu em 2022 e movimentou a América do Sul e a Europa.

Copa América

A Copa América Feminina de futebol 2022 foi realizada na Colômbia e é a competição que junta as seleções de futebol da América do Sul.

Esta foi a 9° edição do torneio continental. A equipe vencedora de 2022 foi o Brasil, que já acumula 8 troféus levantados em 9 edições, sendo que a única edição em que o Brasil não foi campeão foi em 2006 em que a seleção Argentina se sagrou vitoriosa na competição.

Guia da Copa América Feminina: Brasil passa por renovação e busca o  octacampeonato na Colômbia | LANCE!

HISTÓRICO

A competição foi realizada pela primeira vez em 1991, com a participação de Brasil, Chile e Venezuela, em Maringá, com o Brasil sendo campeão.

Além disso, nas duas primeiras vezes que o torneio foi realizado, apenas a equipe campeã do torneio se classificava para a Copa do Mundo de futebol feminina. Porém, com o passar das edições o número de vagas para a copa do mundo foram se alterando, sendo que atualmente, as duas primeiras colocadas se classificam para as olimpíadas e as três primeiras se classificam para a copa do mundo.

Também, Argentina, Bolívia e Equador participaram pela primeira vez na edição de 1995 organizada em Minas Gerais. Já na terceira edição, realizada na Argentina, 10 seleções participaram, sendo que foi a estreia de Colômbia, Paraguai, Uruguai e Peru.

O Brasil só perdeu, ao todo, 2 jogos nas 9 edições do torneio, sendo que as duas derrotas foram para a Argentina, uma na final de 2006 e outra em 2014.

   Com relação às estatísticas, a Copa América teve no total 772 gols em 182 jogos, com uma média de 4,24 gols por partida. Além disso, com relação as artilheiras das 9 edições, seis delas uma brasileira foi a jogadora do torneio que aos fez gols, enquanto duas edições uma jogadora Argentina fez mais gols e 2018 Catalina Usme, da Colômbia, foi a artilheira. Também é importante ressaltar que Cristiane foi artilheira em 2006 e 2014, com 12 e 6 gols, respectivamente.

Agora, com relação a treinadores(a), das nove edições, 8 campeãs foram treinadas por homens e 1 campeã foi conduzida por uma mulher. Também, com relação à nacionalidade, sete técnicos eram brasileiros, um argentino e uma europeia. (Suécia).

Seleção brasileira feminina bate Colômbia e conquista a Copa América pela  8ª vez - Jogada - Diário do Nordeste

Edição 2022

Como já foi dito anteriormente, o Brasil foi campeão do torneio, em que sua técnica Pia Sundhage, foi a primeira mulher a vencer como técnica de uma seleção e a primeira nascida em um país europeu a vencer a Copa América como técnica.

Também nesta edição ocorreram 25 partidas com 87 gols, sendo 3,48 gols por partida. Assim, a maior artilheira foi Yamila Rodriguez da Argentina, com 6 gols e a melhor jogadora foi Linda Caicedo da Colômbia. Além disso, o melhor ataque foi o Brasil com 20 gols e a melhor defesa com nenhum gol tomado, sendo que as brasileiras terminaram a competição invictas e com 100% de aproveitamento.

Logotipo, nome da empresa

Descrição gerada automaticamente

Eurocopa

A Eurocopa teve como campeã a Inglaterra e a final contra a Alemanha foi realizada em Wembley (Inglaterra) um dos estádios mais importantes do mundo, e teve com público 87.192 pessoas presentes no estádio. Sendo que, atrás apenas de dois jogos (Barcelona x Wolfsburg e Barcelona x Real Madrid), ambos os jogos femininos, ou seja, os três maiores públicos da Europa em 2022 são do futebol feminino. Além disso, a Alemanha é a seleção que mais vezes venceu a competição com 8 títulos.

Bola da Eurocopa Feminina 2022 é apresentada pela Nike » Mantos do Futebol

Histórico

A primeira edição da Eurocopa feminina foi realizada em 1984, em que a Suécia foi a seleção campeã do torneio. Além disso, já foram realizadas ao todo 13 edições, sendo a última em 2022, porém esta foi apenas a segunda edição do campeonato com 16 seleções.

Inglaterra bate Alemanha na prorrogação e conquista Eurocopa feminina

Edição Atual

A atual edição foi sorteada na Inglaterra e estava prevista para ser iniciada em julho de 2021, porém com as condições da pandemia e da transferência de dia das Olimpíadas, teve que ser adiado e foi remarcado para ter início em 6 de julho.

Assim, sobre as estatísticas do torneio, houve 95 gols em 31 partidas, sendo 3,06 gols por partida. Além disso, o melhor ataque da fase inicial foi a campeã Inglaterra com 14 gols, enquanto a melhor defesa da fase inicial foi a Inglaterra e a Alemanha com nenhum gol sofrido.

Também Alexandra Popp (Alemanha) e Beth Mead (Inglaterra) foram as artilheiras do campeonato, e a maior goleada foi protagonizada pela Inglaterra em que goleou a Noruega por 8 a 0, pode ser percebido que as jogadoras inglesas dominaram a competição. Além disso, a Inglaterra conquistou o título pela primeira vez.

Eurocopa Feminina terá premiação dobrada - Planeta Futebol Feminino

Autor: Rubens Cortelazzi Roncato

Deixe um comentário

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

WhatsApp