Como as grandes empresas utilizam análise de dados

O cotidiano de uma empresa envolve diversas tomadas de decisões. Para lidar com obstáculos diários, a maioria das empresas se adaptou utilizando da análise de dados tanto para controle de processos como para relacionamento com os clientes. Dessa forma, hoje mostraremos alguns exemplos de como grandes empresas a aplicam para tomar decisões mais assertivas e coerentes.

Para melhor ilustrar o que estamos tratando, mostraremos diferentes áreas da análise de dados e traremos exemplos práticos de grandes empresas que fazem uso dessa metodologia.

Análise preditiva

A análise preditiva é um tipo de análise avançada para fazer previsões de resultados futuros baseado no histórico dos dados combinado com modelagens estatísticas. Como exemplo, temos o Grupo Pão de Açúcar que, ao criar um sistema de fidelização com pontos que são trocados por desconto, foi possível traçar as tendências de compras e interesses do cliente e, portanto, trazer um atendimento mais pessoal, além de possibilitar uma melhor otimização de estoque, visto que sabiam suas preferências e a quantidade comprada, reduzindo custos de estoque excessivo de itens que não vendiam tão bem. 

Inteligência de Dados

É a combinação da coleta, organização e interpretação de informações por meio de softwares de automação, facilitando a tomada de decisões estratégicas e, assim, gerando ações embasadas. Nosso exemplo aqui é a Nike, que criou um software para atletas que acompanha batimentos cardíacos, velocidade, contagem de passos e distância total, retornando ao cliente e à empresa os dados. Dessa forma, o aumento da quantidade diária de dados gerados melhorou o conhecimento do público alvo, facilitando a empresa na tomada de decisões e no traçar de um caminho até ele.

Big Data

Para explicar Big Data, nós da Estat Júnior já publicamos um texto voltado para isso! Para ler clique aqui. Seguimos então para o exemplo: o McDonalds que, no Canadá, visando aumentar seus lucros, preparou cardápios distintos para tempos diferentes ao observar que alguns lanches vendiam mais em dias mais frios e outros em dias mais quentes, aumentando em 3,5% as vendas. Outra decisão foi a de estender o período em que o café da manhã era vendido de até às 11 horas para o dia todo, representando um aumento de vendas de 3,7% nos EUA.

Data Science

Data Science, além de ser o estudo dos dados e informações relacionadas ao negócio, é uma ciência que estuda as informações, seu processo de captura, transformação, geração e análise. O exemplo que citaremos é a Netflix. O sistema de recomendação do catálogo envolve uma combinação de estratégias que envolvem desde análises de tendência e preditiva e categorização dos conteúdos até  o conjunto de dados dos usuários. 

Utilizando de Machine learning, o algoritmo da empresa define como será exibido o catálogo através de testes A/B, verificando o engajamento do público. Assim, o resultado desses testes “ensina” a máquina os seus gostos para que, na próxima vez, o catálogo esteja mais personalizado para você.

Com isso, podemos ver como a análise de dados agrega no dia a dia de muitas empresas, grandes ou pequenas, e pode agregar na sua também! Entre em contato com a nossa equipe para que possamos ajudar sua empresa a crescer.

Texto por Henrique Toshio

Referência:

https://www.sbkbs.com.br/insights/analise-de-dados/

Um comentário em “Como as grandes empresas utilizam análise de dados

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: