Business Intelligence: O que é, e, por que sua empresa precisa ?

Introdução

A tomada de decisão assertiva é a principal chave para o sucesso do seu negócio. Nesse contexto, há um conjunto de ações e possibilidades que podem ser tomadas para atingir seu objetivo. De modo inteligente, analítico e direcionado, o Business Intelligence (BI) é o “mentor” das melhores escolhas.

O atual mercado é competitivo, altamente qualificado e influenciado pela evolução tecnológica, mais especificamente, a grande quantidade de dados gerados nas redes digitais. Consequentemente, buscar o topo e maiores qualificações dependem de estratégias otimizadas. Portanto, o melhor caminho para eficiência dos serviços nesse mercado é utilizando o BI como guia, pois, a ação tomada terá caminho seguro e destino certo, o sucesso!

O que é Business Intelligence?

O Bussiness Intelligence, ou Inteligência de Negócios, é um conjunto de ações focadas na coleta, organização, compartilhamento, processamento e análise dos dados, nas quais têm intuito de extrair informações valiosas para auxiliar na gestão de negócios e na tomada de decisão ideal.

“Business Intelligence é o processo de transformar dados em informação e através da descoberta, transformar informação em conhecimento.” – GartnerGroup

A utilização de Métodos Estatísticos e Computacionais monitoram o mercado, o próprio negócio, indicam novas possibilidades e criam um sistema de estratégias, além disso, transformam os dados em ações convenientes e assertivas.

Por que sua empresa precisa de Inteligência de Negócios?

  • Inteligência de Mercado

O processo de “conversão” dos dados em informação a partir de uma análise robusta, fornece respostas poderosas em função do mapeamento do mercado e entendimento comportamental dos seus clientes. Logo, o BI atua como carro chefe de direcionamento buscando o caminho qualificado a fim de inserir o produto no mercado de modo eficiente e seguro.

Essa “conversão” promove uma série de insights em torno do mercado, bem como, tendências, concorrentes, forças e fraquezas da empresa, produtos, vendas e marketing. As métricas geradas fornecem o ambiente primordial para uma atuação da gestão inteligente e posteriormente aplicação da solução escolhida de forma certeira.

  • Amplitude de aplicação do BI

BI é uma área muito ampla e tem solução em diversos setores seguindo seu fundamento básico: Extração e Armazenamento dos dados-> Processamento e Desenvolvimento -> Informação -> Análise -> Tomada de decisão.

Todos lembram do 7×1 da Alemanha contra a seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2014, mas poucos sabem da existência de BI na campanha vitoriosa da seleção Alemã.

Utilizando uma plataforma voltada para extração de dados dos jogadores das equipes rivais, a equipe Alemã, analisou algumas variáveis relevantes na partida de futebol como: mapa de calor da movimentação de cada jogador em campo, os passes mais comuns e qual ponto do gol o jogador adversário mais chuta.

Com os dados em mãos, foram feitas constantes análises com objetivo de obter informações e traçar estratégias para cada desafio, a vitória em cada partida. Nesse caso, o Business Intelligence forneceu todo esse conhecimento decisivo para montar o elenco ideal, as substituições necessárias e as táticas direcionadas a cada adversário.”

De maneira análoga, o mundo dos negócios também é uma partida de futebol contra adversários diferentes, em ambientes algumas vezes desconhecidos, um número grande de desafios e sempre em busca da vitória. Definitivamente a gestão vencedora é aquela que “faz mais gols”, toma as melhores decisões, indica os possíveis problemas e insere com primazia a solução em cada vertente de atuação empresarial.

  • Diminuição das Perdas e Riscos.

A empresa que conhece a demanda do mercado produz o necessário, economiza seu tempo, otimiza investimentos e diminui perdas financeiras. As análises descritivas e estatísticas indicam a situação atual do negócio além de conseguirem criar modelos de previsão, os quais, são construídos a partir de variáveis pertinentes a tal serviço.

Dessa forma, tendo em vista a correlação entre as variáveis de predição dos possíveis novos resultados, cria-se, a projeção de um futuro cenário que trará as respostas necessárias para diminuição dos riscos e consequentemente das perdas.

  • Aumento do Lucro

Desde já, utilizar o Business Intelligence como guia de medidas para boas escolhas de sucesso no mercado torna o processo mais assertivo, menos arriscado e perspicaz. Consequentemente, A Inteligencia de Mercado, Perdas e Riscos diminutos, já fornecem medidas para o lucro, assim como, na otimização do tempo, facilidade das respostas e na tomada de decisões coerentes e assertivas.

Em suma, o BI é um conjunto de ações direcionadas para solução ideal do seu problema.De modo que, baseando-se em análises robustas dos dados em conjunto com constantes processamentos e tratamentos à procura de informação, em prol da decisão satisfatória para seu negócio.

Esse artigo foi cedido pela nossa parceira ICMC Júnior, empresa júnior de Ciências Matemáticas e de Computação campus São Carlos da USP .

Curtiu o artigo sobre Business Intelligence? Não deixe de compartilhar nas Redes Sociais, pois ajuda muito a continuarmos trazendo conteúdo de qualidade para você!

Visite nossa página para ver mais sobre nossos serviços.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: